Ferramenta do Google mostra lugares da cidade que precisam de mais árvores
O Google anunciou o lançamento da Tree Canopy Lab, uma ferramenta que combina imagens aéreas com inteligência artificial e identifica a cobertura de árvores em determinados espaços da cidade.
A ferramenta tem como intuito auxiliar as cidades a identificarem quais regiões precisam de mais atenção em relação a áreas verdes e facilitar a criação do planejamento urbano para o plantio de mais árvores.
A novidade do Google também poderá auxiliar as cidades que não têm orçamento e recursos para localizar os pontos críticos, com poucas árvores.
O processo de análise da ferramenta é feito da seguinte maneira: primeiramente, são coletadas imagens de satélite de aviões durante as temporadas de primavera, verão e outono, depois é realizada uma combinação destas imagens com as informações do Google AI e do Google Earth Engine, que identificam todas as árvores em uma cidade e medem sua densidade.
Após este processo, as informações são disponibilizadas em um mapa interativo, junto com dados adicionais sobre quais bairros são mais populosos ou mais vulneráveis a altas temperaturas.
A ferramenta nos leva a pensar como o turismo pode agir nas cidades neste sentido, e como a tecnologia pode ser uma grande aliada para reduzir as emissões de carbono, a poluição e ainda gerar insights valiosos para as pessoas e instituições que querem colaborar com a causa!
Um útimo detalhe: a primeira cidade a receber a análise da ferramenta foi Los Angeles e você pode conferir mais detalhes aqui.