Parque pop-up sustentável no rio Sena
A Armada de Rouen é um dos maiores eventos na Normandia, região norte da França, realizado a cada cinco anos na cidade de Rouen, nas margens do rio Sena. Ele é uma reunião dos maiores e mais belos barcos a vela do mundo, com centenas de milhares de visitantes que vão para apreciar os barcos que estão lá especialmente para este evento.
Diante desta majestosa exposição, os transeuntes circulam por todos os lados, mas sem muito acesso ao rio. Porém, neste ano, uma instalação realizada pela Collectif Parenthèse facilitou a vida dos turistas e montou uma cenografia para manter um diálogo harmonioso entre a geografia do local e a arquitetura marítima.
O parque pop-up foi montado durante o evento sobre uma plataforma no rio Sena, com uma sucessão de linhas verticais desenhadas por uma estrutura de madeira de mastros e velas que se acumulam no local, contrastando com a horizontalidade dos galpões, dos cais e da água.
Móveis coloridos se desenvolvem ao pé de cada mastro. Sua forma em mudança traz diferentes usos: espreguiçadeiras, bancos, mesas, arquibancadas ou palco. O público pode apropriar-se de cada espaço em total liberdade. A plataforma também recebe um acampamento, com tendas recicláveis, para auxiliar na acomodação de turistas diversos, que lotam as hospedagens da cidade nos dias do evento.
Ao final do evento, tudo é desmontável e reutilizado. Objetivo é de zero desperdício: ao final do evento, todo o mobiliário que não pode ser desmontado é removido para outras praças da cidade, boa parte da madeira é devolvida para uso das empresas de Rouen e os mastros e velas são armazenados para futuros eventos.