Palau traça estratégia para se tornar destino neutro em emissões
O arquipélago de Palau está traçando uma estratégia para se tornar o primeiro país do mundo neutro em carbono e oferecer um plano para que outros países possam se inspirar.
A iniciativa foi desenvolvida em conjunto entre o Sustainable Travel International, o Slow Food International e o Palau Bureau of Tourism, e representa uma resposta às mudanças climáticas que são causadas em conjunto com a principal força econômica das ilhas: o turismo.
O governo de Palau também desenvolverá uma ferramenta inédita de gestão de carbono: Os turistas serão capazes de calcular as emissões de viagens e atividades de turismo e terão alternativas para a compensação de carbono.
Além disso, todos os visitantes serão obrigados a assinar uma promessa ecológica obrigatória em sua entrada no arquipélago, e quem for pego coletando “lembranças” da vida marinha, alimentando peixes ou tubarões, tocando em corais, jogando lixo ou desrespeitando a cultura local pode tomar uma multa pesada.
O projeto tem o intuito de fornecer um plano para outras nações que desejam apoiar o turismo enquanto reduzem suas taxas de emissões de carbono.