Viagens

O site que permite que as pessoas viajem para a Olímpia Antiga


Você está lendo: O site que permite que as pessoas viajem para a Olímpia Antiga

Combinando tecnologia com viagens, o Ministério da Cultura e Esportes grego se associou a Microsoft para criar uma reconstrução digital da Olímpia Antiga, um dos locais culturais mais importantes do país.

O projeto chamado Antiga Olympia: Common Grounds tem como objetivo conectar os usuários com a história da Grécia por meio de visitas guiadas virtuais.

Ao acessar o site ou aplicativo do projeto, os usuários tem a oportunidade de viajar 2.000 anos atrás e explorar o Estádio Olímpico original, um templo dedicado aos deuses gregos Zeus e Hera, bem como um ginásio onde os atletas costumavam treinar. 

Em uma tentativa de criar uma ferramenta educacional, tanto quanto uma experiência de entretenimento, a Microsoft usou tecnologia de inteligência artificial e drones para garantir que os locais culturais fossem o mais realistas e historicamente precisos o possível. 

De acordo com a ministra da Cultura e Esportes da Grécia, Lina Mendoni, a iniciativa contribui para a pesquisa e documentação de monumentos além de apoiar o turismo e a extroversão do país como uma democracia moderna, forte, com um longo passado histórico e cultural.

A colaboração entre o Ministério da Cultura e Esportes da Grécia e a Microsoft reuniu pessoas de diversas origens – teóricas e técnicas, como arqueólogos e desenvolvedores – e de várias partes do mundo para trabalhar, encontrar novas maneiras de superar desafios e, eventualmente, encontrar uma base comum para dar vida a este projeto.

Não apenas para preservar o passado com o uso da tecnologia de IA, mas também para conduzir esses princípios ao futuro.

É possível conferir a experiência virtual clicando aqui ou baixando o aplicativo nas lojas de aplicativos iOS e Android.