Tecnologia

CrossWater: O táxi aquático ecológico com inteligência artificial


Você está lendo: CrossWater: O táxi aquático ecológico com inteligência artificial

Com a intenção de criar um transporte aquático para um futuro mais sustentável, a startup CrossWater desenvolveu o Táxi CrossWater, que oferecerá um serviço de táxi aquático autônomo sob demanda.

O serviço funcionará como qualquer outro aplicativo de transporte sob demanda, como Uber ou Grab, só que: na água! Os passageiros que desejam cruzar um rio ou lago urbano podem solicitar uma viagem usando o aplicativo CrossWater, que envia um sinal para o Táxi CrossWater mais próximo, que se dirigirá sozinho até sua localização.

No momento da reserva, o usuário poderá escolher entre a opção VIP, que permite viajar sozinho, ou o modo carona, em que o táxi aquático aguarda três minutos pelo embarque dos outros passageiros antes de ‘zarpar’.

Utilizando uma combinação de tecnologia de inteligência artificial e sensores de área para navegação, os táxis serão completamente autônomos. O software de IA que opera os táxis reduz significativamente o risco de colisões causadas por erro humano durante o transporte, o que tornará os táxis do CrossWater mais seguros.

Os sensores de área também são projetados para detecção de longo alcance, portanto, no caso raro de falha do sensor de um táxi, ele usará automaticamente sensores de táxis vizinhos para garantir a segurança dos passageiros. O táxi é totalmente fechado e à prova d’água, reduzindo o risco de quedas na água ou afogamento.

Os táxis CrossWater também foram desenvolvidos pensando no meio ambiente, bem como com a vida selvagem que vive em águas urbanas e são totalmente movidos a energia renovável gerada pelos polos solares do teto dos veículos, tornando-os neutros em carbono.

No momento, o CrossWater está em fase de pesquisa e desenvolvimento, e os veículos deverão ser produzidos em massa em 24 meses. A startup observa sua iniciativa como um projeto global e seu objetivo é implantar uma frota de um milhão de táxis aquáticos em diversas cidades do mundo até 2025.