Tecnologia

Inteligência artificial auxilia na manutenção de banheiros públicos


Você está lendo: Inteligência artificial auxilia na manutenção de banheiros públicos

Durante as primeiras semanas de Janeiro, acontece em Las Vegas, anualmente, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo: a CES (Consumer Electronics Show). Em todas as edições, o evento apresenta milhares de inovações tecnológicas que têm potencial de revolucionar os mercados e até mesmo nossas vidas.

Verificamos que as invenções apresentadas nesse ano giraram em torno de alguns assuntos principais, entre eles estão:  inteligência artificial, velocidade dos celulares 5G, aparelhos dobráveis, resolução 8K para audiovisual e robótica.

Pesquisando um pouco mais sobre as tecnologias que podem impactar o mercado turístico, encontramos uma inovação que pode ajudar (e muito!) a solucionar o que pode ser um problema constante em alguns lugares: a limpeza de banheiros.

Uma das maiores fabricantes de encanamentos do mundo, a TOTO, anunciou uma colaboração com a GP PRO para inovar em banheiros públicos – ou até mesmo privados. As empresas criaram um sistema de monitoramento inteligente, que pode auxiliar gerentes e equipe de manutenção a monitorar e analisar as instalações sanitárias conectadas por meio de um painel em um smartphone ou computador e receber atualizações em tempo real sobre anormalidades operacionais, como: vazamentos, níveis de papel higiênico, toalha, sabonete e horários de limpeza.

Os responsáveis pelas instalações podem usar essa análise para melhorar a experiência do banheiro, gerenciar melhor sua força de trabalho e reduzir os custos operacionais. O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, considerado o aeroporto mais movimentado do mundo, adotou o sistema e se tornou uma das primeiras instalações a oferecer o sistema de banheiros inteligentes e totalmente conectados.