Marcas mundiais assumem o compromisso de diminuir o consumo de embalagens
Uma coalizão de marcas gigantes está prestes a mudar a maneira como compramos para sempre. Em um futuro não muito distante – para Nova York ou Paris pode ser em poucos meses – você poderá comprar sorvete ou cereais em um recipiente reutilizável. Isso significa que, quando você terminar de comer um sorvete da Häagen-Dazs, por exemplo, a embalagem deve ser separada para recolhimento, para que possa ser limpa e recarregada com mais sorvete para outro cliente.
Embora a reciclagem seja extremamente importante, ela não resolve o desperdício na causa raiz. Toneladas de lixo são coletadas e recicladas dos oceanos, mas todos os dias, mais plásticos são descartados, então não importa o quanto ele seja limpo, pois nunca será o suficiente – pelo menos, enquanto o consumo de embalagens continuar como está.
Foi aí que surgiu o Loop, uma nova plataforma de lixo zero apoiada por um conglomerado de grandes empresas, que lançará seus primeiros pilotos ainda este ano. Para eles, a causa raiz do desperdício não é o plástico por si só, mas o uso único de qualquer embalagem que exista atualmente.
A TerraCycle, uma empresa que é conhecida por reciclar materiais difíceis é um dos cabeças por trás do projeto. Ela está trabalhando há mais de um ano com empresas como Procter & Gamble, Nestlé, PepsiCo e Unilever para desenvolver esta plataforma de reuso de embalagens. Oito das dez empresas que o Greenpeace listou como os maiores contribuintes do mundo para a crise dos resíduos plásticos fazem parte do Loop, e a coalizão está em conversações com a as outras duas marcas.
Para os consumidores, o processo é projetado para ser o mais simples possível. O objetivo não é tanto fazer o consumidor mudar, mas sim criar sistemas para resolver o problema do excesso de consumo de embalagens. As grandes marcas sabem que criar mudanças no consumidor é especialmente difícil e diversos modelos tentaram resolver o problema do lixo através de outros sistemas, como embalagens recarregáveis ou mercearias com lixo zero. Mas quando essas soluções ficam aquém da conveniência ou da acessibilidade das embalagens plásticas padrão, elas lutam para obter adoção em massa.
Para receber o pacote inicial é necessário realizar um depósito de garantia das embalagens, mas quando a caixa é devolvida, o cliente recebe o depósito de volta (ou, se ele optou por uma assinatura automática, o recebimento do contêiner pode acionar um novo pedido). O problema será devolver as latinhas de Milka e Häagen-Dazs, pois são praticamente colecionáveis.
Seu pedido será entregue em uma caixa reutilizável – projetado pela UPS para suportar jornadas repetidas – em vez de uma caixa de papelão. À medida que você usa produtos, você coloca as embalagens vazias de volta na caixa da UPS. Quando estiver cheio, você solicita que um motorista venha retirar (ou, se preferir, deixe-o em uma loja da UPS). Pacotes vazios vão para uma instalação para serem limpos e, em seguida, são enviados de volta aos fabricantes para reabastecimento.
Toda essa remessa tem uma pegada de carbono, mas quando a TerraCycle calculou o impacto total da embalagem, eles descobriram que é entre 50 a 75% melhor para o meio ambiente do que as alternativas convencionais. O maior custo ambiental de um produto, seja durável ou descartável, é sua criação – pela primeira vez, extraindo materiais da terra. Isso não acontece na reutilização. Em vez disso, o que você tem é o custo de transporte e limpeza, e isso acaba sendo significativamente menor que o custo de manufatura.