Luxo minimalista e colorido em glamping sul-coreano
Sim! Vamos falar da Coréia do Sul. O SJCC Glamping é um resort localizado perto da cidade de Suncheon. O local oferece uma paisagem montanhosa relaxante, mergulhada na vegetação predominantemente de ciprestes.
Lá, o Atelier Chang assumiu a responsabilidade de criar uma estética divertida e rica em nuances para um resort alternativo que atraísse os viajantes mais jovens. O resultado é uma série de cápsulas cromáticas arrojadas, de formatos diferenciados, que oferecem aos residentes temporários a oportunidade de se maravilhar com a beleza da Baía Ecológica de Suncheon.
As 16 unidades foram pensadas para atender os padrões de luxo do SJCC Glamping Resort, enquanto sua localização e proximidade com a natureza facilitam uma relação direta entre os visitantes e o ambiente exuberante.
Uma dupla camada de tecido fúcsia, verde-limão ou azul pastel é esticada sobre as armações de aço para criar a paisagem colorida, tornando-as suficientemente isoladas para serem habitadas o ano todo. As formas curvadas e chanfradas das estruturas são projetadas para ajudar a resistir ao vento e à neve, garantindo conforto nas grandes variações de temperaturas – são 15 graus negativos no inverno e 40 graus no verão.
A sequência de tendas coloridas oferece aos turistas uma experiência de acampamento de luxo. Cada cápsula é afixada em um deck de madeira que é elevado acima do terreno para minimizar o impacto no local. No interior, a planta de 50 metros quadrados tem espaço para duas camas no mezanino, além de uma sala de estar, cozinha e banheiro no térreo.
O clubhouse e restaurante faz uso das mesmas técnicas de construção de aço e tecido, e tem uma fachada em zigue-zague de persianas de aço branco que se abrem para um terraço voltado para a encosta da montanha.
Chang acredita que a vida útil de suas tendas – até cinquenta anos, trocando o tecido a cada década – também pode encontrar um lugar no mercado imobiliário. O estilo de vida de minimalista é algo valioso e deve ser permanente, não apenas temporário.
Afinal, os millennials estão cada vez mais dispostos a ter um pouco menos de espaço dentro de casa para obter mais espaço do lado de fora.