Helsinque lança guia do turismo sustentável
A capital da Finlândia resolver dar ênfase ao turismo sustentável, com um guia da cidade que reúne apenas opções com critérios significativos para o meio ambiente ou para a sociedade. Atualmente em fase de testes, o guia permite que moradores e visitantes descubram restaurantes, lojas, atrações e outros serviços de baixo impacto.
Durante esta fase, um número limitado de locais e provedores estão sendo convidados a relatar suas ações relevantes, como fontes renováveis de energia, proporção de opções de comida vegana e vegetariana, uso de materiais reciclados ou recicláveis, banimento de itens de uso único, etc. As empresas que atendem a 10 ou mais, dos 17 critérios estabelecidos, são destacadas para o guia.
O programa é uma das etapas do objetivo maior de fazer uma Escandinávia cada vez mais sustentável. Países como Dinamarca, Suécia e Noruega, além da Finlândia, tem trabalhado incansavelmente para promover ações sustentáveis em todos os mercados.
No momento, entender e minimizar impactos sociais e ambientais é uma oportunidade de mostrar liderança. E também conquista adeptos do mundo todo, que estão cada vez mais sensibilizados com programas e projetos de recuperação e preservação.
É possível identificar para onde isso vai levar. Mais dados significa mais conhecimento, o que significa, fundamentalmente, expectativas mais altas do cliente. Pode parecer extremo, mas o nível de transparência de Helsinque rapidamente se tornará a normalidade da sociedade.