O plástico biodegradável e comestível feito de proteínas do leite
Os bioplásticos – plástico à base de plantas – são vistos como uma possível solução para o problema do plástico no mundo e as pelotas de plástico à base de leite da Lactips podem fornecer uma solução mais sustentável para alimentos e embalagens industriais.
A Lactips, uma empresa com sede em França, desenvolveu um método para transformar o leite em pelotas que emitam plástico. Os grânulos comestíveis e solúveis em água são o primeiro material totalmente biodegradável e sem plástico do mundo, de acordo com a empresa.
O resultado são plásticos à prova d’água que podem ser usados para embalar alimentos ou produtos industriais. Além disso, as pelotas podem servir como matéria-prima para criar termo formação, filmes ou qualquer tipo de plástico. Eles se dissolvem em água morna ou fria e criam uma barreira natural ao oxigênio.
Os plásticos estão sendo lançados como embalagens totalmente biodegradáveis para detergentes, mas futuramente, poderão ser usados para qualquer item! A empresa assinou recentemente um acordo de distribuição com o Grupo IMCD para comercializar o plástico biodegradável e comestível na França e nos países nórdicos.