Emirates opera vôo parcialmente movido a biocombustível
A companhia aérea Emirates operou seu primeiro voo de demonstração de um B777-300ER movido parcialmente com biocombustível, ou seja, um dos dois motores do avião foi alimentado com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), que normalmente é feito de óleo de cozinha usado ou açúcares de plantas e tem uma pegada de carbono menor ao longo de seu ciclo de vida do que o combustível fóssil.
O voo – que partiu do aeroporto internacional de Dubai e voou por mais de uma hora sobre a costa do emirado – foi um dos primeiros da região a ser 100% SAF em um motor.
Trabalhando em parceria com a GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent, a Emirates desenvolveu uma mistura de SAF que replica de perto as propriedades do combustível de aviação convencional. Após rigorosos testes em laboratório, 18 toneladas de SAF foram misturadas com produtos químicos fornecidos por esses parceiros.
O voo de teste da companhia aérea contribui para o crescente corpo de dados da indústria e pesquisas sobre misturas SAF e ajudará a abrir caminho para a padronização e aprovação futura como substituto do combustível de aviação.
Atualmente, o SAF é aprovado para uso em todas as aeronaves, mas apenas em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.
O voo de teste também é oportuno, pois os Emirados Árabes Unidos declararam 2023 o “Ano da Sustentabilidade”, demonstrando seu compromisso em buscar soluções inovadoras para desafios como energia e mudanças climáticas.
A companhia aérea tem trabalhado com o órgão comercial IATA para estender o sistema de roteamento em todo o mundo como um procedimento operacional padrão e apóia o compromisso coletivo da indústria de atingir emissões zero até 2050, explorando maneiras de aumentar a eficiência de combustível, SAF, aviação com combustíveis de baixo carbono (LCAF) e energias renováveis.