Viagens

British Airways opera vôo parcialmente movido a combustível sustentável


Você está lendo: British Airways opera vôo parcialmente movido a combustível sustentável

Em temporada de eventos para debater sobre o clima, como parte de uma demonstração para destacar as iniciativas de descarbonização da British Airways, recentemente, a companhia decidiu operar um vôo parcialmente movido a combustível sustentável.

Decolando de London Heathrow para Nova York, o vôo BA001 foi movido por uma mistura de 35% de combustível de aviação sustentável (SAF) e 65% de querosene, que é derivado de petróleo bruto – ou seja, um combustível fóssil.

O combustível de aviação sustentável, usado neste caso, foi feito a partir de óleo de cozinha e reduz as emissões de CO2 do ciclo de vida em mais de 80% em comparação com o combustível de aviação tradicional.

Embora os combustíveis fósseis e sustentáveis ​​produzam emissões quando são queimados, a diferença é que os primeiros têm uma pegada de carbono geral mais baixa porque são derivados de plantações, que removeram CO2 da atmosfera quando estavam crescendo.

A British Airways também compensou todas as emissões associadas ao vôo, para demonstrar as várias maneiras pelas quais a companhia aérea está descarbonizando suas operações. Isso inclui a proteção das florestas tropicais e a substituição de combustível fóssil por energia eólica e solar.

A controladora da British Airways, International Airlines Group, recentemente se comprometeu a operar 10% de seus voos usando SAF até 2030 e quatro projetos de descarbonização da aviação apoiados pela British Airways receberam recentemente financiamento do governo, como parte da competição Green Fuels, Green Skies (GFGS).

Todos esses projetos têm um potencial claro para produzir SAF, capaz de reduzir as emissões em mais de 70% em um ciclo de vida, quando usado no lugar do combustível fóssil convencional para aviação.