Tecnologia

Realidade virtual ajuda a superar o medo de altura


Você está lendo: Realidade virtual ajuda a superar o medo de altura

Você é aquele tipo de pessoa que deixa de fazer passeios de aventura por causa do medo de altura? Se sim, a tecnologia chegou para ajudar pessoas com acrofobia.

O medo das alturas é um problema significativo para uma em cada cinco pessoas em algum momento de suas vidas e a maioria nunca busca um tratamento para isso.

Pesquisadores da Universidade de Oxford otimizaram a realidade virtual para ajudar aqueles com medo de altura a superar sua fobia. A equipe desenvolveu um programa no qual a terapia psicológica é ministrada por um treinador virtual gerado por computador. Os usuários recebem tratamento personalizado, podendo interagir com o coach virtual usando a tecnologia de reconhecimento de voz.

Uma seleção aleatória de cem pessoas com medo de altura recebeu a terapia de realidade virtual por cerca de duas horas ao longo de cinco sessões de tratamento. Todos os participantes do grupo mostraram uma redução de 68% no medo de altura. Além disso, metade dos participantes teve uma redução no medo de altura em mais de 75%.

O estudo, publicado na revista científica The Lancet, conclui que a terapia psicológica oferecida por um treinador de realidade virtual pode produzir grandes benefícios clínicos. Também previu um futuro potencial para tratamentos de uma variedade de outros distúrbios mentais.

A tecnologia de realidade virtual tem auxiliado consideravelmente em tratamentos para alguns transtornos, como ansiedade. Embora a RV tenha sido parte do tratamento de fobia no passado, até este estudo sempre foi necessário um terapeuta para orientar o usuário através do tratamento.

Os avanços da realidade virtual não estão sendo usados apenas para entretenimento, mas ajudado as pessoas a mudarem a maneira como pensam e a erradicar os pensamentos debilitantes.