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Confira os principais destaques do Phocuswright LatAm/Talk


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Nesta quinta-feira (09/12/21) , aconteceu a 2a. edição da Phocuswright Latam Talk.

E é claro, que estávamos lá e trouxemos uma resumo deste encontro (ainda virtual) tão especial. Assim como já citamos por aqui, o tema da Phocuswright Conference que aconteceu em Novembro de 2021 foi Travel Renassaince.

Foram abordados temas de como os negócios podem sobreviver em meio a tantos desafios que ainda estão por aí e concluímos que a ‘parte boa’ é de que pelo menos, temos mais clarezas do que há um ano atrás, estamos aprendendo um com o outro e sabemos que a recuperação virá em fases.

Com o intuito de conectar tudo que foi visto ao longo da conferência com o mercado latino-americano, a primeira speaker do LatAm Talk deste ano foi Charuta Fadnis, Senior Vice President, Research and Product Strategy da Phocuswright, que falou um pouco sobre um apanhado global sobre viagens e tendências de comportamento do consumidor. 

De acordo com dados da Phocuswright, a retomada ainda é lenta mas  podemos esperar bons cenários de recuperação de viagens domésticas para 2022 e a expectativa só melhora em termos gerais para 2024. 

Sobre as tendências apresentadas por Charuta estão a quebra de estereótipos dos nômades digitais e a necessidade de atender todos os perfis de nômades nos destinos, a flexibilidade, seja em relação à cancelamento ou reagendamento,  as jornadas de viagem sem contato – contactless – e as práticas sustentáveis, em um momento onde governos, empresas e viajantes sabem que tem que precisam contribuir.

Em seguida, Carolina Sass de Haro, representante da Phocuswright para a América Latina e também editora do Disque9, trouxe as atualizações e highlights do mercado de viagens latino-americano. 

Carolina acredita que o pior já passou devido ao que passamos em Março de 2021 com os piores números referentes a COVID-19 na América Latina, porém, esmo com o avanço da vacinação, é necessário continuar de olho na nova variante Ômicron e novos estudos. 

Sobre as tendências para a América Latina, podemos destacas as viagens multigeracionais, com o intuito de unir famílias, e proporcionar tempo de qualidade. É importante que destinos e empreendimentos atendam a todos, de netos à avós. Também é possível citar as viagens multipropósito, que unem lazer, anywhere office e múltiplas atividades na mesma viagem, as escolhas multicanais, onde é preciso firmar uma comunicação consistente em todos os pontos de contato, seja on ou offline, as opções multitecnológicas, onde o que realmente importa é tornar processos de viagem práticos, através do uso de smartphone e WhatsApp, ou seja: Simple is the way to go. 

É um histórico triste mas a América Latina é ‘acostumada’ a lidar com crises e operar em cenários instáveis, por isso, Carolina acredita que sairemos mais inteligentes, melhores e mais fortes disso tudo!

Na sequência, pudemos presenciar um painel com mais uma representante da Phocuswright para a América Latina e sócia da Mapie, Tricia Neves, que conversou com Barbara Andrade, CFO da Flyflapper, Nico Barawind, Co-Founder e CEO da Casai e Juan Carlos Moniz, Co-Founder e COO da Nauty360.

Foi um momento voltado para uma troca sobre suas startups, que bateram recordes em investimentos e compartilharam seus desafios e dificuldades em meio a pandemia.

Todos destacaram a importância em entender o comportamento do consumidor, as facilidades que ofereceram à seus clientes neste período com base em análise de dados além de falar um pouco sobre seus altos e baixos e a flexibilidade que tiveram para experimentar novas realidades e iniciativas neste período.

Também pudemos contar com um painel liderado por Mariana Aldrigui, da Fecomércio SP e USP (Universidade de São Paulo) e participação de Guido Becher, Global Head of Travel da Rappi, Andres Malenky, Co-Founder e CEO da Turismocity e Manuel Martínez Zamora, Chief Strategy Officer da Max Milhas.

Painel onde foi discutido o impacto financeiro, político e pandêmico em seus negócios. Todos citaram as dificuldades como itens que convivem com frequência na rotina de seus negócios na América Latina e que, sem dúvidas, o impacto pandêmico é o que mais se destaca. Justamente pela COVID-19 ser algo novo, ou seja, surgiram novos problemas e novas soluções neste período. 

As empresas encararam este momento como um grande desafio e decidiram utilizar dados e tecnologia para buscar criar um ecossistema melhor. Além disso, desejam focar em iniciativas a longo prazo e não se concentrar em acontecimentos momentâneos.

Na sequência, ocorreu a conversa entre Carolina Sass de Haro e Alejandro Calligaris, CEO da Best Day Travel e Country Manager, Mexico da Despegar, a qual realizou a aquisição da Best Day recentemente.

Alejandro acredita que sim, a Despegar alcançará números similares a 2019 quando o assunto é viagem doméstica, mas na parte internacional, acreditam que apenas em 2023 os números irão se comparar. 

O Country Manager também citou os próximos passos para programa de fidelidade da Despegar, que foi originalmente lançado no Brasil e deve ser expandido para outros países como a Argentina em breve, e que estão atualizando a tecnologia do aplicativo da Best Day com inovações da própria Despegar.

Como tendência para 2022, Alejandro aposta na plataforma Koin, adquirida pela Despegar, como possibilidade de oferecer crédito para pessoas que não tem cartão de crédito, e na flexibilidade. Além de confessar que algo que ainda lhe tira o sono é a COVID-19, justamente por conta da incerteza gerada pelas novas variantes.

E por último, tivemos um papo com os principais destaques da Phocuswright Conference de 2021, que podem ser aplicados à América Latina com Carolina e Pete Comeau, Managing Director da Phocuswright.

Ambos refletiram sobre a conferência deste ano, sobre seu tema, a conexão com a América Latina e os itens que acharam mais importantes ao longo do evento. (Para checar nosso resumo sobre a Phocuswright Conference 2021 basta clicar aqui.)

Como tendências e cenários para 2022, acreditam que será um ano melhor, mas ainda com muitas dúvidas sobre a retomada. Ambos concordam que é preciso focar nas mudanças permanentes e aprendizados que já obtivemos nestes anos de pandemia.

E destacam as mudanças nas viagens de negócios, a linha tênue que separa a preferência entre hospedagem em hotéis e short term rentals, as transações digitais que foram aceleradas durante a pandemia, as novas tecnologias e soluções para a jornada do viajante e claro, as fintechs direcionadas ao turismo.

O evento contou com o patrocínio da Elo, da Pmweb e com apoio institucional da FecomercioSP, do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e da Resorts Brasil. O PANROTAS é o media partner oficial do evento.