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As tendências discutidas na Phocuswright Europe: Writing the Sequel!


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Nesta semana, aconteceu a Phocuswright Europe. O evento foi realizado em formato online e reuniu os principais players da região.

Com o tema principal Writing the Sequel, a continuidade das transformações e dos impactos da Covid-19 no turismo foi amplamente discutida. Apesar da incerteza ainda vigente, já se enxerga a luz no fim do túnel e bons sinais começam a aparecer, especialmente no segmento de lazer.

Resumimos para vocês as tendências e mudanças que foram mais citadas nos painéis e entrevistas.

. Distribuição mais inteligente: talvez o tema mais abordado, a distribuição teve que ser completamente repensada durante esta crise sem precedentes. Com isso, o foco na distribuição direta tornou-se prioridade para os fornecedores, especialmente para a hotelaria. Isso implica na necessidade de estratégias mais inteligentes, ferramentas mais adequadas, precificação bem pensada e políticas mais competitivas. OTAs, podem ter perdido um pouco seu poder de barganha, mas continuarão fortes, especialmente para a hotelaria independente. E lembre-se: no final do dia, o cliente é do hotel, então é importante reforçar e fortalecer os programas de fidelidade e relacionamento direto com o cliente.

. Serviços de assinatura: seja em um modelo próprio ou por terceiros especializados, as viagens por assinatura, clubes de vantagens e programas de fidelidade repaginados formam a iniciativa do turismo mais desejada da atualidade para gerar receita recorrente e manter o cliente na base. É importante pensar que isso vai muito além de pontos e descontos e tem muita relação com geração de vínculo e relacionamento significativo com o cliente, para isso é preciso conhecê-lo em profundidade.

. Sustentabilidade real: o turismo causa impacto e consumidores mais conscientes e preocupados com questões climáticas e sociais cobrarão um posicionamento mais claro, transparente e responsável das empresas com as quais interagem. Viagens domésticas estão sendo associadas com esta nova tendência, demonstrando ter um impacto mais positivo do que as viagens internacionais.

. O turismo de negócios não será o mesmo: empresas adaptaram-se com novos formatos, colaboradores entenderam o valor da qualidade de vida e o custo pessoal das viagens de negócios frequentes. Isso não significa que o turismo de negócios não se recuperará, mas certamente será diferente. As viagens serão mais voltadas para a colaboração, integração e com escolhas mais inteligentes que frequentes. Do ponto de vista do viajante, o desejo de que elas não sejam detratoras do seu estilo e qualidade de vida. Empresas e produtos turísticos estão em busca de um novo modelo e adaptações de produto voltadas para segurança, saúde mental e bem-estar já estão surgindo.

. O poder das experiências: depois de anos tensos e distantes, há um desejo renovado de aproveitar a vida e viver experiências e isso é esperado das viagens e do turismo, mas elas devem ser cada vez mais personalizadas, exclusivas, autênticas e bem desenhadas. O mesmo de sempre não será suficiente para atender a nova barra de exigência dos clientes.

E para finalizar, é importante guardar os aprendizados desta pandemia e ter sempre um plano B, pois é esperado que acontecimentos similares aconteçam novamente no futuro.

Quer saber mais?

A pesquisa Insights para o Turismo, realizada pelo TRVL Lab em parceria com a Elo traz informações sobre os viajantes brasileiros bastante conectadas com as tendências apresentadas. Acesse aqui.

E nos dias 27, 28 e 29 de julho realizaremos o evento Tendências 360 que discutirá estas e muitas outras tendências relevantes para o futuro do turismo, da gastronomia e do entretenimento, com grandes especialistas nacionais e internacionais. E o melhor: 100% das inscrições serão revertidas para ONGs que atuam nestes setores. Faça sua inscrição aqui.