Carrefour implanta tecnologia blockchain para rastrear seus produtos
A cadeia francesa de supermercados Carrefour anunciou planos de usar blockchain para rastrear seus produtos. Mel, ovos, queijo, leite, laranjas, tomates, salmão e hambúrgueres utilizarão a tecnologia até o quarto trimestre de 2018.
Em um mercado supersaturado, uma das maneiras de se diferenciar é dar ao público a transparência da cadeia de suprimento exiginda desde o início do movimento orgânico. E que melhor maneira de fazer isso do que com blockchain?
Blockchain é a tecnologia das bitcoins, no entanto, não há motivo para o conceito ser restrito a essa categoria. De fato, muitos proponentes acreditam que a moeda é apenas sua aplicação mais básica. O sistema garante a rastreabilidade completa do produto, exigindo que todas as partes ao longo do seu processo de produção – produtores, processadores e distribuidores – acompanhem suas atividades.
Os clientes precisam apenas digitalizar o código do produto, usando um aplicativo para acessar as informações importantes sobre as fontes de cada produto.
Enquanto o Carrefour está entre os primeiros a adotar essa abordagem na Europa, outros supermercados viram o potencial da tecnologia. Por exemplo, o JD.com – um mercado online chinês semelhante à Amazon – já está usando para monitorar a qualidade das importações de carne bovina de alta qualidade.
Rastrear a jornada de um produto dessa maneira não atende apenas a curiosidade dos consumidores, mas também contribui para níveis mais altos de segurança alimentar, garantindo não apenas que os regulamentos sejam cumpridos, mas também que os clientes desenvolvam um laço de confiança maior nas suas marcas de preferência.