Tecnologia

Artes do Beco do Batman ganham versão em realidade aumentada


Você está lendo: Artes do Beco do Batman ganham versão em realidade aumentada

Assim como citamos recentemente, a Vancouver Biennale,  uma organização beneficente sem fins lucrativos que se dedica a montar obras de arte e esculturas ao ar livre na cidade canadense de Vancouver, lançou um aplicativo de arte projetado para tornar mais fácil para os amantes da arte apreciarem as obras de arte públicas temporárias situadas sob uma ponte da cidade.

E agora, anunciamos uma iniciativa parecida aqui no Brasil. Um aplicativo de realidade aumentada vai permitir a releitura de cinco grafites presentes no Beco do Batman, que fica em São Paulo.

Com movimento e volume em um ambiente tridimensional, o aplicativo Beco Expandido oferece interação e dá vida à arte urbana. O projeto é uma iniciativa do estúdio criativo Midiadub, que tem o objetivo potencializar a experiência artística pelas ruas de São Paulo.

Por ser uma das capitais mundiais do grafite, com artistas locais internacionalmente reconhecidos, a cidade atrai muitos turistas que visitam suas vielas, becos, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos, estejam eles em locais centrais ou periféricos.

Pensando nisso e considerando a efemeridade da arte urbana, os responsáveis pelo Beco Expandido decidiram trazer uma nova visão aos espectadores.

Os idealizadores afirmam que o foco é colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizar a estética, contemplatividade e interatividade das artes.

Outro destaque é a possibilidade do acesso tridimensional das obras a partir de outras localidades, o que significa que o usuário poderá ver como o grafite do Beco ficaria na sala de sua casa, por exemplo.

O app estará disponível para Android e iOS e assim como o exemplo de Vancouver, o aplicativo é um bom exemplo de como arte, realidade aumentada, turismo e engajamento público podem se cruzar dentro do espaço online e real.