Gastronomia

Coca-Cola cria protótipo de garrafa feito 100% de plantas


Você está lendo: Coca-Cola cria protótipo de garrafa feito 100% de plantas

Na tentativa de promover a sustentabilidade, a Coca-Cola vem testando há algum tempo novos protótipos de garrafas como esforços para viabilizar materiais alternativos para suas embalagens.

No início do ano, a experiência foi feita com papel e neste novo teste, a marca voltou a usar plástico, porém, em uma versão feita 100% de plantas.

O objetivo é eliminar a necessidade de petróleo de todas as garrafas plásticas produzidas comercialmente, ou seja, a ideia da marca é disponibilizar a tecnologia para outras empresas do setor, incluindo marcas concorrentes de bebidas.

Os responsáveis pela iniciativa e parte do setor mundial de Embalagem e Sustentabilidade da Coca-Cola afirmam que o objetivo é fazer com que outras empresas se juntem à eles e que todos possam seguir em frente, coletivamente.

As garrafas convencionais utilizam PET, um material que tem como base óleo virgem. Já as novas são totalmente vegetais, sem tampas, rótulos e não requerem o uso de combustível. 

Para chegar ao protótipo, foram utilizadas duas tecnologias. A primeira usa o paraxileno (bPX), material à base de açúcar de milho, que depois é convertido em ácido tereftálico (bPTA). 

A segunda é a conversão da biomassa usada em monoetilenoglicol vegetal (bMEG), diminuindo processos intermediários e emissões de gases.

Ben Jordan, diretor sênior de política ambiental da Coca-Cola afirmou que o resultado final é idêntico ao PET convencional! E você, acredita que em breve veremos mudanças radicais no setor de bebidas? Nós esperamos que sim! 

Confira mais detalhes aqui.