Viagens

Airbus revela projeto de aviões movidos a hidrogênio para 2035


Você está lendo: Airbus revela projeto de aviões movidos a hidrogênio para 2035

A fabricante Airbus apresentou recentemente três novos conceitos de aeronaves para vôos comerciais com zero emissão de carbono e movidas a hidrogênio. Batizados de ZEROe, os conceitos foram projetados para mostrar uma maneira diferente de alçar vôos mais sustentáveis.

A Airbus afirmou que criou os conceitos para demonstrar, principalmente, como a indústria da aviação pode reduzir seu impacto ambiental e que o uso de hidrogênio – tanto em combustíveis sintéticos quanto como fonte de energia primária para aeronaves comerciais – têm o potencial de reduzir significativamente o impacto climático da aviação.

Entre as três aeronaves apresentadas estão a Turbofan, que é capaz de transportar de 120 a 200 passageiros, tem um alcance de mais de 2.000 milhas e é capaz de viajar por diversos continentes. 

Outra alternativa, com alcance semelhante ao conceito da Turbofan, é o Blended-Wing Body, que tem capacidade para 200 passageiros e por conta do formato, cria várias opções para armazenamento, distribuição de hidrogênio e layout de cabine.

Já o projeto Turboprop, que também é movido por combustão de hidrogênio, usa um motor turboélice e é capaz de transportar até 100 passageiros por mais de 1.000 milhas.

Para receber aeronaves de emissão zero, os aeroportos necessitam de mudanças significativas em suas estruturas para realizar o reabastecimento, tornando a transição de combustíveis uma ação decisiva de todo o ecossistema da aviação e poder público.

A Airbus deseja colocar as aeronaves nos céus até o ano de 2035. Confira mais detalhes aqui.