Conheça o Oceanbird, o navio movido a vento
A empresa sueca Wallenius Marine apresentou recentemente ao mundo o Oceanbird: um navio de carga movido a vento, que tem como objetivo reduzir as emissões de suas viagens transatlânticas em até 90%, em resposta ao combate à poluição, às mudanças climáticas e ao aquecimento global.
Atualmente, o transporte marítimo é responsável por 3% das emissões de CO2 no mundo e pensando em reverter isso, o governo sueco investiu 27 milhões de coroas suecas, equivalente a 16,4 milhões de reais, no desenvolvimento do navio.
O projeto é liderado pela empresa de transporte marítimo sueca Wallenius Marine, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo e o Instituto de Pesquisa SSPA.
O navio possui cinco velas de aço, similares com as asas de um avião, e quando içadas, elas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar, capturam a força do vento e impulsionam o navio no oceano. Exclusivamente, para auxiliar nas manobras em portos, os idealizadores também acoplaram um motor a combustão ao navio.
Os criadores do Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio cargueiro em 2024 e desejam aplicar o conceito a navios de todos os tipos, inclusive os cruzeiros, que possuem grande importância no setor turístico. Confira mais detalhes aqui.