KLM realiza vôo teste de seu avião futurístico com eficiência energética
A companhia aérea KLM e a Universidade de Tecnologia de Delf se uniram para projetar um avião futurístico com eficiência energética e após diversos testes em túnel de vento e em solo, o Flying-V ficou pronto e levantou seu primeiro vôo.
Nomeado pela companhia como a “aeronave do futuro com eficiência energética”, o protótipo Flying-V teve sucesso em seu primeiro teste de vôo, que aconteceu na Alemanha, no final de mês de Agosto.
O experimento foi conduzido por uma equipe de pesquisadores, engenheiros e um piloto de drone da TU Delft, que destacaram a importância entre as parcerias para tornar o setor da aviação mais sustentável. É possível assistir aqui parte do processo de desenvolvimento da aeronave e alguns testes de vôo.
De acordo com a KLM, o objetivo é projetar uma aeronave de longa-distância com grande eficiência energética. O design da aeronave integra a cabine de passageiros, compartimento de carga e tanques de combustível nas asas, criando um formato em V.
Cálculos de computador previram que a forma aerodinâmica aprimorada e o peso inferior da aeronave tem capacidade de reduzir o consumo de combustível em até 20%, em comparação com as aeronaves mais avançadas, além disso, os próximos passos de testes do Flying V incluem a utilização de combustível sustentável, a companhia ainda não especificou qual tipo será testado, mas estaremos atentos às novidades da companhia aérea para a retomada e para o futuro.