Cia aérea tem menu projetado para acalmar os nervos
Professor da Oxford cria refeição perfeita para relaxar e evitar os efeitos do jet lag
O truque para superar o medo de voar poderia ser tão simples quanto comer um conjunto equilibrado de refeições. Esse é o conceito por trás do menu da Monarch, uma companhia aérea de baixo custo com base no Reino Unido.
Projetado pelo professor da Universidade de Oxford, Charles Spence, o cardápio é uma mistura de ervas e cores, chamado de Mood Food Box, que contem alimentos e bebidas que ajudam a definir o tom certo para viajar.
A refeição nasceu da pesquisa da Monarch sobre os hábitos de viagem no Reino Unido, e descobriram que 52% dos britânicos consideram o aeroporto como a parte mais estressante do planejamento de férias.
O primeiro prato é um sorvete de equinácea e alcaçuz, destinado a evitar um resfriado. Também é preto, o que significa que a mente do passageiro fica à vontade. De acordo com Spence, “a cor preta é certamente contra-intuitiva – a maioria dos passageiros pensa em cores brancas ou pálidas com sorvete. Isso também pode ajudar a distrair os passageiros”.
Logo após, os passageiros recebem os mochi – bolinhos de arroz feitos com chá verde e lavanda, que possui propriedades antioxidantes e de relaxamento.
O terceiro serviço do menu é um chá de ervas com camomila, erva-doce e algas marinhas, pensado para combater inchaço e má digestão – que afetam 18% dos passageiros.
A última etapa da refeição é uma barra de nozes com cogumelos e pó de tomate, rica em umami e tem a capacidade de “limpar o paladar” – pois alguns passageiros reclama do mau hálito que pode acontecer em um voo de 35.000 pés ou mais.
Para aqueles que voam Monarch, “o cardápio do humor” será servido como teste, mas as dicas valem para qualquer um experimentar no seu próximo voo.