Ovos criados por proteínas de leveduras
Uma startup americana desenvolveu claras de ovos a partir de uma proteína à base de levedura para atender à crescente demanda pela procura de alimentos que não possuem origem animal.
A Clara Foods tem como objetivo replicar a qualidade que os ovos dão especialmente aos alimentos assados, que necessitam da textura de ligação macia que são difíceis de substituir por outros insumos. Também está trabalhando em uma proteína de ovo insípida que pode ser usada em bebidas – sem ter aquele característico cheiro de ovos crus.
Cerca de um trilhão de ovos é comido todos os anos em todo o mundo. Oferecer uma alternativa às pessoas que desejam consumir produtos alinhados aos seus valores, sua consciência ambiental e, em última análise, produtos que são uma boa fonte de proteína sem toda a bagagem de produção em larga escala.
Pense no que é preciso para produzir um ovo. São necessários inúmeros criadores de aves para produzir esta quantidade consumida atualmente. É necessário cuidar destes animais por, pelo menos, quatro meses antes mesmo de começar a botar ovos: iluminação, controle climático, alimentação, água, suplementos, medicamentos, trabalho e muito mais.
Com a fermentação, ainda há recursos necessários, mas essas técnicas agrícolas de precisão podem produzir um fluxo constante de claras líquidas para os consumidores com uma pequena fração dos insumos de que seus concorrentes na indústria de ovos precisam.
À medida que a pegada da humanidade no planeta aumenta, precisamos encontrar maneiras de produzir de forma mais sustentável a proteína que nos sustenta. Os métodos típicos pelos quais produzimos proteína animal hoje são tributários do meio ambiente, cruéis aos animais e representam sérios riscos para a saúde pública.