Tecnologia

A revolução da agricultura vertical sustentável


Você está lendo: A revolução da agricultura vertical sustentável

A agricultura vertical possui o conceito de camadas de alimentos e plantas empilhadas, sendo possível encontrar essa forma de cultura, com mais frequência, em jardins verticais. Alguns passos ao avanço já aconteciam em Dubai, onde foi inaugurada a primeira fazenda que produz hortaliças e ervas, nesse modelo.

Mas a revolução não para por aí, pois a Vergromat vem investindo em pesquisas e tem intenção de expandir essa forma de cultivo ao mundo, construindo ambientes fechados e equipados com tecnologia de ponta, capaz de controlar todos os fatores ambientais que influenciam o cultivo de plantas e alimentos.

A empresa quer estar entre as líderes quando o assunto é desenvolvimento da agricultura, pois além de aprimorar tecnologias específicas, pretende reduzir o transporte de alimentos e diminuir drasticamente o impacto ambiental causado pela cultura de plantas e alimentos.

O sistema com efeito estufa, desenvolvido pela Vergromat, pode ser totalmente automatizado para controlar os fatores de cultivo, como: luz, temperatura, umidade e ventilação, o que permite que os alimentos sejam produzidos durante o ano todo.

Citamos anteriormente que as hortas urbanas ganharam mais espaço com a crescente onda pela procura de produtos caseiros e mais frescos, além de ajudar a tornar a vida agrícola e urbana muito mais sustentável. Por conta disso, a empresa ganha destaque, pois há grandes chances de aumento de qualidade das culturas e redução de custos com energia, iluminação e desperdício de água.

A solução é compacta e facilmente replicável a diversos locais, podendo ter produções diretas em centros urbanos ou até mesmo possibilitando que os próprios consumidores cultivem seus alimentos, atraindo pessoas que preferem comprar alimentos locais, mas são limitadas pelo cultivo por métodos convencionais.