Tecnologia

A realidade virtual no Teatro da Virtualidade em Veneza


Você está lendo: A realidade virtual no Teatro da Virtualidade em Veneza

 

Veneza está recebendo exposições de tirar o fôlego durante sua Bienal de Arte. Uma em especial, tem chamado muito a atenção dos visitantes por conta do alto grau de impacto emocional que vem causando à eles.

O grupo Phi Immersive organizou uma mostra durante o evento que faz com que os visitantes possam experienciar as consequências das mudanças climáticas, utilizando o Oculus, um óculos de realidade virtual que explora os limites entre arte e tecnologia.

Uma das exposições mais chocantes, é a peça Aumento, de Marina Abramović, que oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar emocionalmente uma tentativa de salvar um avatar da própria Marina no meio do oceano, em seguida, o espectador é submetido à uma tempestade terrível, onde sopram fortes ventos e icebergs desmoronam ao redor, após alguns segundos, eles estão de volta no começo, onde Abramović está se afogando, mas nesse momento o espectador já está desamparado.

A mensagem é forte e o conteúdo artístico é tão eficaz que faz com que os espectadores esqueçam os limites entre onde estão e o que presenciam. Essa forma impactante, que utiliza novas tecnologias para expor ao público o que nosso planeta pode sofrer com os impactos das mudanças climáticas atua como um duro conscientizador dos espectadores, mas que podem reverberar muito entre sua comunidade por meio das trocas de experiência.