Gestão

A inovação no urbanismo de Roterdã


Você está lendo: A inovação no urbanismo de Roterdã

A Zones Urbaines Sensibles (ZUS) é um escritório de arquitetura que ficou conhecido por aplicar estratégias não convencionais e radicalizar a criação de cidades. Os arquitetos  responsáveis desenvolvem projetos disruptivos na criação de novos cenários urbanos e realmente, transformam ambientes.

Roterdã,  a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos, foi uma das cidades que permitiram com que a ZUS implementasse um conceito de cidades em constante transformação, ou seja, nunca pretende ser uma versão completa. Os arquitetos construíram a Luchtsingel, uma ponte de madeira de 390 metros no coração de Roterdã, reconectando três áreas que foram separadas durante a Segunda Guerra Mundial. 

Além da cor, que chama muito a atenção, a ponte possui outra história interessante sobre suas origens: ela foi financiada por 10.000 pessoas! Isso mesmo, a Luchtsingel é o primeiro exemplo de urbanismo com financiamento coletivo no mundo. A retirada de governos e forças turbulentas do mercado fez com que os arquitetos percebessem que novos métodos de planejamento precisavam ser aplicados, por isso, optaram pelo crowdfunding, os valores do projeto iniciavam em 25 euros, diversas pessoas participaram e puderam ter uma mensagem pessoal gravada na estrutura.

O projeto tem como intenção deixar a provocação: realmente devemos continuar pensando em termos de espaços estáticos em nossas cidades? A ZUS acredita que uma cidade que evolui permanentemente por meio de intervenções temporárias tem o poder de mesclar pensamentos e ações, o que permite um melhor controle sobre seus possíveis problemas, além de ter mais chances de se tornar competitiva, pois se demonstra aberta a receber novas ideias.