Ponto de Vista – As tendências identificadas na Phocuswright Conference
Aconteceu em Los Angeles de 11 a 13 de Novembro a Phocuswright Conference, um dos principais eventos da indústria turística do mundo. A programação foi intensa, repleta de novidades e conteúdo incrível, além de contar com a presença de executivos das principais empresas do ramo no mundo.
Para saber mais sobre o Travel Innovation Summit que acontece como parte do evento, leia aqui. E para entender o que aconteceu dia a dia leia aqui.
Neste Ponto de Vista, queremos compartilhar as 3 principais tendências identificadas durante a conferência e que impactarão nossos negócios nos próximos anos.
O MUNDO É MÓVEL: este foi o principal tema discutido em todos as palestras, painéis, entrevistas e conversas. Veremos o crescimento cada vez mais intenso de plataformas móveis, em substituição aos desktops e laptops. Mas atenção, não significa que o uso de smartphones e tablets requeiram a criação de aplicativos. De acordo com uma pesquisa da Phocuswright, 66% dos apps são usados para checar emails, acessar mídias sociais e jogos. O restante é espalhado em diversos aplicativos e finalidades e apenas 1% são aplicativos de viagens, sendo que a maioria destes são companhias aéreas. Em resumo, é preciso investir em sites responsivos e amigáveis, mas ainda é cedo para os apps. E lembre-se um app deve ser útil e com possibilidade de uso recorrente, senão será apagado.
TUDO JUNTO E MISTURADO: antigamente, a separação entre sites de revisão, OTAs e metasearchers era clara (pelo menos para o trade). Atualmente, os negócios estão cada vez mais complexos e misturando conceitos. O melhor exemplo disso é que o TripAdvisor agora permite fazer reservas instantâneas, novidade que causou polêmica e reflexão. O grande foco é no cliente e em sua experiência. Se ele busca comentários, faz sentido que também tenha a opção de fazer a reserva imediatamente, certo? O objetivo é aliviar a vida do usuário e oferecer a experiência completa. Isto fortalece ainda mais as empresas que oferecem estes serviços e é hora de hoteleiros prepararem sites com formatos similares para não se perderem na imensidão da concorrência.
MUNDO COMPARTILHADO: nesta nova era, de economia compartilhada, veremos cada vez mais plataformas e soluções que são criadas de forma colaborativa e coletiva. O cliente não quer apenas participar da experiência e sim construi-la. Sites como Vayable, Kamino e o próprio Detour são bons exemplos desta iniciativa que só crescerá nos próximos anos. Como você está envolvendo seu cliente na criação de novos produtos e serviços?
Esperamos que as tendências identificadas sejam relevantes para o seu negócio! Até o próximo ano!
Visite o site do evento aqui.