A gamificação como solução ao varejo físico
A Five Below, uma varejista norte-americana, já se antecipou aos movimentos do comércio eletrônico e anunciou planos de transformar várias de suas lojas em centros de e-sports. A maioria dos itens vendidos na Five Below custam em torno de US $ 5 e a empresa vê a necessidade de pensar em soluções economicamente viáveis à seus espaços.
A varejista pretende converter mais de 70 de suas 850 lojas nos Estados Unidos em espaços de e-sports para hospedar eventos ao vivo, torneios, campos de treinamento e muito mais. Vale a pena ressaltar que: a economia de e-sports está em plena ascensão, que os vínculos sociais tradicionais estão sendo desgastados pelo excesso de tecnologia e que a polarização política afeta a vida de muitas comunidades, inclusive dos gamers, por conta disso, esses consumidores vêem um valor enorme em espaços inovadores que aproximam as pessoas de novas maneiras e ajudam a reparar o tecido social.
A Five Below pretende incluir em suas estruturas equipamentos de jogos de nível profissional, que estarão disponíveis tanto para profissionais, quanto amadores. A gamificação e a ressignificação do espaço, junto da aproximação de sua comunidade promete ser mais um passo nas mudanças do varejo físico.