Viagem através de realidade virtual auxilia na reabilitação de pacientes
Kenta Toshima, um pesquisador do Centro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Avançada da Universidade de Tóquio desenvolveu uma tecnologia de realidade virtual que permite que pacientes viajem para lugares no mundo que já visitaram ou desejam conhecer.
O experimento começou quando Toshima trabalhava em um lar de idosos e foi inspirado a tirar fotos e vídeos panorâmicos com uma câmera de 360 graus, que podia ser vista e ouvida através de um fone de ouvido de realidade virtual pelos residentes do lar, a idéia se tornou popular e o pesquisador investiu mais tempo para construir algo que ajudasse os pacientes.
O objetivo da tecnologia é ajudar e inspirar as pessoas que estão incapacitadas de de viajar – devido a deficiências físicas ou mentais ou até mesmo aqueles que desejam relembrar experiências vividas anteriormente.
A experiência os faz sentir como se estivessem fora do lar de idosos ou da reabilitação e pode ajudar a aliviar a ansiedade e a solidão, afirmou o pesquisador. O processo de criação das cenas também inclui narração e nomes, para que o espectador se sinta a vontade e tenha uma experiência exclusiva.
Toshima filmou cerca de 250 vídeos de realidade virtual em mais de 28 países e a solução criada por ele visa reabilitar e inspirar pacientes, tanto física quanto mentalmente. A realidade virtual tem mostrado suas diversas utilidades e apresenta uma ampla variedade de soluções para causas sociais.