Ônibus autônomo atende idosos na Austrália
Um projeto de transporte sem motorista foi lançado no início deste mês em Marion Grove Retirement Village – uma vila de moradias especializada em idosos em Toormina, na costa leste de New South Wales, Austrália.
A implantação do sistema chamado BusBot destina-se a atender toda uma comunidade de idosos que, até agora, precisavam de uma solução para poder circular com segurança dentro e fora da vila. Para isso, os usuários podem chamar o BusBot diretamente de seu smartphone, através do aplicativo, que os direcionará para um ponto de ônibus virtual próximo.
A jornada do ônibus especial é roteada dinamicamente para oferecer uma experiência personalizada, evitando paradas desnecessárias. O importante desta ação é que ela foi pensada para os idosos, sendo que a maior parte das inovações tem como foco as gerações do futuro. A idade avançada com qualidade de vida já é uma realidade dos dias atuais e muitos idosos querem permanecer em suas próprias casas à medida que envelhecem.
Em teoria, a economia compartilhada e sob demanda pode ajudar com esta crescente população, facilitando as tarefas cotidianas como o transporte. No entanto, os veículos autônomos são especialmente impopulares entre os idosos, com 88% sem vontade utilizá-los, devido a preocupações de segurança.
Mas o BusBot está atendendo a uma necessidade real, de graça, e em parceria com autoridades confiáveis para garantir mobilidade para todos. O serviço está em teste e será gratuito por 22 semanas.
As melhores soluções, como o Busbot, irão dar mais opções para quem realmente precisa. Novas opções de mobilidade compartilhada devem eliminar as barreiras que ainda existem no transporte tradicional, abrindo caminho para todos os modelos de negócio.