Utensílios lúdicos trazem diversão à mesa
O Royal College of Art de Londres é um terreno fértil de inovações para todas as áreas que envolvem o design. Um de seus jovens graduados desenvolveu uma linha de utensílios de mesa experimentais, projetados para estimular as delícias dos alimentos e satisfazer a busca pelos prazeres das refeições.
Will Fazackerley fez o curso de Engenharia de Inovação em Design e queria criar uma alternativa aos utensílios de mesa tradicionais – que ele considera restritivos – para promover formas lúdicas de degustar e saborear a comida. O projeto apresentou dois produtos: um recipiente para bebidas e um par de objetos para lamber os alimentos. As duas ferramentas, Slurp e Lick, se juntam para formar o Nourish.
Slurp é um grande recipiente para beber, intencionalmente pesado e difícil de colocar em uma superfície plana. Isso, portanto, incentiva os usuários a pegá-lo e beber da pequena abertura. A forma mantém o aroma e o calor da comida, atraindo o usuário para a experiência de comer. Lick é um conjunto de duas ferramentas, projetado para alimentos como mousses, ganache, risoto e sorvete. As superfícies levemente curvas refletem o ato de lamber o prato ou a colher no final de uma refeição.
Lamber o prato no final de uma refeição é um ato inerentemente prazeroso ainda que não esteja de acordo com a etiqueta ocidental. Lick é projetado para incentivar ativamente esse comportamento de uma maneira particularmente sensual – isso é ecoado na forma orgânica dos objetos.
A intenção é quebrar as barreiras da expectativa social e nos dar permissão para nos envolvermos com a nossa comida da maneira agradável e livre de culpa. O projeto coloca atenção não apenas no alimento que está sendo ingerido, mas também nos objetos com os quais interagimos, trazendo diversão de volta à refeição. As ferramentas encorajam os usuários a comer não por necessidade, mas por simples prazer.