Tecnologia

Design italiano cria objetos para diminuir o uso de smartphones


Você está lendo: Design italiano cria objetos para diminuir o uso de smartphones

Matteo é um designer italiano e sua prática se concentra nas interações entre os humanos e seus objetos de uso diário. Projetar objetos com alguma extensão de comportamento emocional é o cerne do seu interesse e diversão e surpresa são elementos que ele tenta incluir no processo, com a intenção de criar experiências significativas aos usuários.

Sua mais nova coleção foi pensada para vencer o vício em smartphones. Em vez de criar um novo dispositivo ou estabelecer um novo comportamento para nos manter longe do telefone, Matteo redesenhou os objetos existentes com um recurso em particular: nenhum deles tem botões liga / desliga. Cada dispositivo criado só funciona quando conectado a um smartphone, forçando os usuários a se afastarem de seus gadgets para usá-los.

Chamada de Sidekicks, a coleção inclui uma lâmpada de mesa para trabalhar, um alto-falante para ouvir músicas e vídeos, um despertador para o final do dia e um projetor para assistir a um filme com alguém. No momento em que o usuário tenta usar o telefone, os Sidekicks param de funcionar.

Todos os quatro elementos são controlados por meio de um aplicativo e são ativados quando o telefone é conectado. Os usuários também podem ver a quantidade de tempo que passaram no telefone naquele dia. Há também a opção de definir metas para quanto tempo os usuários querem ficar livres de telefone. Se esse tempo atingir o limite que definimos por meio do aplicativo, cada objeto recompensará nosso autocontrole com uma função especial. Sempre que não atingimos nossos objetivos, os objetos funcionarão de maneira padrão.

Nascido de um desejo de viver o momento, o Sidekicks é uma maneira criativa de trazer equilíbrio ao lugar da tecnologia na vida moderna. É um projeto muito interessante em que o smartphone não é rejeitado, mas explorado como uma ferramenta que agrega valor a usabilidade dos smartphones.