TÁ E DAÍ? GLOCAL


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Falamos de tendências todos os dias e então você chega e pergunta, “Tá e daí? O que faço com isso agora?”. É o que vamos te contar para que você saiba como aplicar no seu negócio.

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CONTEXTO – Como vive, como se reproduz, de onde veio???

 “Glocal” faz parte do super grupo Bagagem de Vida

 O termo “glocal” já fala por si só: global + local. Parece contraditório, mas não é. Isso é resultado do mundo globalizado que permite acesso mais fácil a quase tudo que podemos imaginar. É possível encontrar marcas mundiais espalhadas por todas as partes do globo.

Em busca de uma nova conexão com a autenticidade, há um retorno da valorização do que é local, autêntico, original e exótico, sem abrir mão do universo cosmopolita. Calma, a gente explica!

Prata da casa

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Para uns algo se torna importante ao ouvir que “fulano veio do exterior para fazer tal serviço”. Porém, há algum tempo isso não garante chancela e diferencial! O que importa é a competência e o nível de conhecimento. E se falarmos de tendências, o que é visto como inovação é o investimento em talentos locais.

Seja em arquitetura, design, gastronomia e até no setor social, o bacana é valorizar a prata da casa, o local, o do seu quintal! Nunca as feiras de rua foram tão valorizadas, e o mesmo acontece para os produtos orgânicos e o DIY (faça você mesmo).

Em Londres, Barcelona, Berlim e outras, os Farmer’s Market acontecem quase que diariamente, vendendo desde leite recém tirado da vaca até tortas e quitutes mais elaborados. No Brasil, o Instituto ATÁ desenvolve diversas atividades de valorização dos ingredientes e produtores brasileiros – um sucesso!

Na hotelaria, alguns artistas locais foram convidados para decorar os quartos deste hotel. E apesar do teor polêmico, este resort buscou nas ruas a inspiração para lançar um novo produto.

É de longe, mas eu sei de onde veio

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Bolsas de marca são legais. Mas sabe o que pode ser melhor? Bolsas feitas à mão, em que o artesão comprou material por material e cuidadosamente executou cada etapa do preparo. Este artista pode ser de qualquer lugar do mundo, mas seu produto não perde a etiqueta “glocal”. O consumidor gosta de consumir o local de outro país, mesmo sem marca, pois sabe que além de possuir um produto com história está apoiando pequenos produtores/artistas. Isso sem contar o fator “único”, mas isso é assunto para outro post.

Olha só este e-commerce que exporta produtos locais. E na hora de viajar, ninguém mais quer ser turista. Todo mundo quer experiências locais (poderíamos listar mais de 15 posts falando sobre isso, mas por hoje fique com a campanha do Andaz e o Urbanauts).

McDonald’s não é tudo igual

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E quanta gente tem horror a comer no McDonald’s quando viaja? Com tanta opção, porque é que alguém pensa em visitar a rede de fast food? Pois saiba que há muito tempo eles estão ligados na onda local – por questões óbvia$. Diferentes opções de carnes, acompanhamentos e sobremesas são oferecidas ao redor do mundo para se adaptar aos gostos do país. Na sua próxima viagem internacional, vá atrás de algo diferente no menu – isso vai te ajudar a entender melhor o lugar 😉  

 TÁ E DAÍ? – Tã dã! O que você pode fazer daqui para frente!

 – Adicione itens locais no menu do restaurante. Dê preferência para o que é típico e único na região. Outra alternativa é contar a história dos ingredientes: ervas cultivada na horta do hotel, mel produzido em nossos telhados, e etc.

– Convide talentos locais para assinar o novo enxoval do hotel, ou então invista em um artista local na hora de trocar os quadros do empreendimento. Se for utilizar frases inspiradoras ou tematizar algo, busque informações de pessoas que fizeram a diferença na região, aposte no “gente como a gente”.

– Vai ajudar alguma instituição ou ONG? Esqueça as grandes que já são amparadas por milhares de pessoas. Invista naquelas do bairro vizinho, da região metropolitana de sua cidade ou relevantes para o país. Ou então, para ficar ainda mais “local”, invista no seu público interno!

– Lembre-se que não basta ser local, é necessário ser glocal: precisa ser cool, verdadeiramente local e ainda assim estar antenado com o mundo!