GO TRENDY: Sede de Compartilhamento
Este é o nono post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.
A TENDÊNCIA: Sede de Compartilhamento
DEFINIÇÃO: Vivemos na era do compartilhamento onde fotos, informações e dados pessoais estão acessíveis para quem quiser. Compartilha-se tudo em busca de status, referências e comparação. A sede por compartilhamento parece insaciável, mas basta saber dosar e será possível deixar seu cliente satisfeito.
COMO ESTÁ SENDO APLICADO?
1) Anador
A Anador lançou no início do ano um aplicativo dentro do Facebook em que os usuários podiam compartilhar os motivos de suas dores de cabeça. Outros internautas eram incentivados a sugerir soluções nestes compartilhamentos e desta forma a marca conseguiu um bom engajamento. Afinal, quem é que não gosta de compartilhar suas reclamações no Facebook?
2) Spin
Compartilhar é uma necessidade!!! Alguns não ficam satisfeitos em simplesmente compartilhar, gostam de ver as reações de seus amigos ao mesmo conteúdo na internet. O Spin, um aplicativo para iOS, supre esta necessidade e reúne chat, vídeo, compartilhamento de desktop e a possibilidade de usar tudo isso com até 9 pessoas! Como seu cliente pensa: “não dá para esperar até o dia seguinte, isso precisa ser compartilhado agora”!
3) Campanhas publicitárias virais
A cada semana um novo viral de alguma empresa aparece na sua timeline! São diversos exemplos, mas fica claro que a disputa pela atenção dos conectados não é fácil! Mas quando o objetivo é atingido, muitos dias de glória virão. A repercussão começa nas redes sociais e logo vai parar na mídia tradicional. Muitas empresas foram bem sucedidas, como a Heineken, a LG e recentemente a Sony. Veja também exemplos que publicamos no Disque9: Virgin e Milka.
APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE
1) Ritz-Carlton
Viajar é quase sempre sinônimo de tirar muitas fotos. E caprichamos no ângulo, nas cores e na composição, não é? E depois de tirada, muitos mandam direto para suas redes sociais. O Ritz-Carlton saciou a sede de compartilhamento de seus hóspedes utilizando o Instagram e o Facebook.
Os hóspedes do hotel podem enviar as fotos que tiraram em um Ritz-Carlton através de um aplicativo no Facebook. As melhores fotos são publicadas no Instagram da rede que possui um bom número de seguidores. Compartilhar apenas com a rede de amigos não mata a sede, mas com vários desconhecidos apaixonados por viagens e boas fotos … aí sim, a sede é saciada!
2) Tablet Hotels
A Tablet Hotels lançou um desafio para arquitetos, designers e demais visionários: repensar os hotéis. A ideia é que eles não sejam meros meios de hospedagem, mas sim, hubs sociais que atendem às necessidades do mundo (mega) conectado de hoje. E qual é a melhor maneira de fazer isso? Utilizando uma comunidade virtual, é claro!
Os projetos podiam ser enviados através desta comunidade online e deviam considerar a interação entre hóspedes tanto no mundo real, como no digital: tornar o primeiro contato mais fácil e unir locais com viajantes. Na comunidade qualquer usuário poderia curtir ou dar nota aos projetos e desta forma a Tablet já podia analisar a reação das pessoas aos conceitos propostos. A pessoas têm sede de compartilhar suas opiniões e a Tablet soube aproveitar isso muito bem!
3) Marriott e #ThisCityMyWay
Os hotéis Marriott da Austrália criaram um site que funciona como um concierge online, com dicas e sugestões de lugares para se ver. A diferença é que ele é colaborativo e 100% alimentado por adolescentes, que conhecem os lugares mais incríveis e inusitados de suas cidades. Para incluir dicas no site, basta que o teenager poste fotos em qualquer redes social e coloque a tag #ThisCityMyWay. Outra rede que soube aproveitar a sede de compartilhamento alheia 😉
COMO APLICAR?
– As pessoas gostam de compartilhar, dar opiniões e conselhos. Crie campanhas e possibilidades de ouvir o que seu cliente tem a dizer através das redes sociais! Sacie a sede de compartilhamento dele e você terá muitos dados e informações para usar em suas estratégias (como nos casos acima).
– Crie conteúdo nas redes em que sua empresa está presente e permita que seu cliente compartilhe aquilo que foi produzido. As pessoas gostam de dividir o que é interessante, inovador e adoram quando são os primeiros a saber!
– Seja divertido! Muitas pessoas estão online para fugir um pouco da rotina e buscam jogos, novos conhecimentos, opiniões e outras coisas que as façam rir. Use do humor, mas sem esquecer de quem sua empresa é.
Veja outros posts e aplicações da Sede de Compartilhamento clicando aqui.
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Crédito das imagens: Anador; Spin; Ritz-Carlton; Tablet Hotels; #ThisCityMyWay