GO TRENDY: Bling
Este é o quarto post “Go Trendy”: as principais tendências explicadas e com sugestão de aplicação para o seu negócio. Disque 9 para mais tendências! Fique à vontade para debater e perguntar através dos comentários ou demais canais.
A TENDÊNCIA: Bling
DEFINIÇÃO: Falamos aqui de duas tendências em que o status gerado através do consumo é o que importa: Status Responsável e Histórias Embutidas. “Bling” não é diferente, mas é totalmente oposta ao consumo responsável: o status é através do consumo do que é melhor, maior e mais caro!
COMO ESTÁ SENDO APLICADO?
1) Armani
Com o agito rolando em Cannes, a marca aproveitou o momento para montar um pop-up café. A marca de luxo que já tem uma livraria e boutique de flores serve além de cafés especiais, chocolates, chás e água. Todos os produtos levam apenas o nome da marca – garantia de qualidade!
2) Banco Sberbank no Cazaquistão
Para ter este cartão de crédito era necessário ter no mínimo 70 mil dólares na conta e ainda pagar mais 200 mil pela peça. O combo incluía um porta-cartão da Montblanc e um iPhone 5. Apenas 100 unidades foram emitidas e já vendidas!
3) Rolex
Precisa dizer mais?
APLICAÇÕES NA HOSPITALIDADE:
1) Hotel das Cataratas
O Parque Nacional das Cataratas é um dos lugares mais visitados do Brasil e abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza. Nem sempre é fácil garantir uma visita agradável e realmente curtir a experiência, visto que o movimento é intenso!
O Hotel das Cataratas, que por si só já é um luxo – está localizado dentro do parque – oferece uma solução: vende passeios pelas Cataratas que acontecem 2 horas antes da abertura para o público geral. Não é o mais barato, mas com certeza é o melhor que se pode ter!
2) Dinner in the Sky
Refeições em terra firme são chatas, então esta empresa oferece algo mais divertido: eventos nas alturas! Pode ser um casamento, um almoço com música ao vivo ou um “simples” jantarzinho. Os convidados ficam a 60 metros do chão e os pratos são todos da alta gastronomia! Um evento para 20 pessoas, custa em média 10 mil dólares.
3) The Mark Hotel
O hotel que está localizado no Upper East Side, onde está a nata nova-iorquina, não poderia deixar de oferecer serviços exclusivos. Um deles é um personal shopper disponível durante 24h, 8 7 dias por semana. Mas para que 24 horas, se as lojas fecham em um determinado horário? Aí é que está a mágica, para os contratantes deste serviço há a garantia de que as algumas lojas e boutiques abrirão para que esses hóspedes possam consumir em qualquer horário.
PS: Justin Timberlake, Marc Jacobs e Anna Wintour são hóspedes frequentes do hotel!
4) E outros exemplos que já postamos por aqui: Bling no Disque9.
COMO APLICAR?
– Esta tendência envolve sim muito dinheiro, muito ouro e glamour! Mas não apenas isso! Ser o melhor em algo é possível para qualquer empreendimento, então mais importante: compromisso com a qualidade!
– Agregue serviços: seu empreendimento pode não ter um helicóptero ou carro de luxo disponível, mas é possível criar parcerias com outras empresas e oferecer isso para seu cliente.
– Exclusividade: se seu hóspede está em uma suíte única, lembre-o durante a hospedagem! Se um menu estará disponível por tempo limitado, conte que ele foi um dos poucos a consumir a oferta.
– Co-branding: convide algum artista para assinar o design de seus pratos, os amenities ou uma opção do cardápio. Parece caro? Então lembre-se que o que é “local” também está em alta, considere um artesão local de renome, por exemplo.
Créditos das imagens e links:
A propaganda da Rolex foi feita pela JWT; Hotel das Cataratas; Dinner in the Sky; The Mark Hotel.