Renault quer implantar lojas pop-up em veículos autônomos
A Renault está repensando como os bens e serviços serão entregues nas cidades com seu conceito Ez-Pro, que imagina veículos elétricos autônomos que se conectam a uma frota de robopods compartilhados e personalizáveis. Cada serviço de entrega é composto de um podlíder autônomo e um comboio de robopods, que podem seguir um ao outro como um pelotão ou se mover de forma independente.
Todos os veículos podem conter encomendas, mas os robopods também podem funcionar como lojas pop-up, balcões de alimentos e outros tipos de varejo. Isso é possível graças ao design modular dos robopods. Cada um consiste em uma base padrão, à qual diferentes unidades podem ser conectadas.
Uma pessoa se sentaria no podlíder, para supervisionar o processo. Liberado das restrições atuais de dirigir, o funcionário pode se concentrar em tarefas de valor agregado, como supervisionar o planejamento do itinerário ou garantir serviço eficiente e personalizado, como entregas premium de objetos frágeis.
O Ez-Pro destina-se a atender profissionais e consumidores comuns. Os usuários simplesmente escolhem o horário de entrega e o local mais conveniente para eles. Eles poderiam escolher entre receber o pacote do funcionário ou acessar os armários de autoatendimento nos robopods. Acessíveis a qualquer hora do dia, eles seriam abertos pelo usuário por meio de um aplicativo de celular.
Administrado pelo mesmo operador logístico, um comboio de robopods poderia sair do mesmo centro transportando diferentes tipos de mercadorias, já pagas e dirigidas a diferentes destinos. Cada pod pode fazer entregas para várias lojas de uma vez para maximizar a produtividade e reduzir custos.
A Renault espera contribuir para que haja menos veículos na rua durante a hora do rush e menos engarrafamentos causados por maus hábitos de direção ou veículos de entrega mal estacionados. Os veículos robóticos podem ser conectados à infraestrutura da cidade, como semáforos, para garantir um fluxo de tráfego mais suave.
O Ez-Pro é um desenvolvimento do conceito Ez-Go, da Renault, que foi lançado em março deste ano. Com o objetivo de oferecer aos moradores da cidade uma alternativa aos transportes públicos, o Ez-Go funciona como um serviço de compartilhamento de carros, no estilo Uber. A Renault está apresentando o conceito no Salão Internacional do Automóvel para veículos comerciais em Hanover, na Alemanha, esta semana.