Viagens

Austrália tem o primeiro trem movido a energia renovável


Você está lendo: Austrália tem o primeiro trem movido a energia renovável

A cidade australiana de Byron Bay tem um problema de mobilidade, especialmente durante os feriados, quando os turistas preenchem as vias locais.

Agora, uma segunda opção de transporte aparece como o primeiro trem totalmente movido a energia solar do mundo, que corre em uma linha restaurada que estava fora de uso por mais de uma década.

A conversão do trem para energia solar – usando um veículo antigo construído logo após a Segunda Guerra Mundial – foi um desafio. A rota, que viaja entre o distrito central de negócios e a parte norte da cidade, tem vantagens: com pouco menos de duas milhas de comprimento, e a pista é plana e quase perfeitamente direta entre as estações, exigindo menos energia do que outras rotas podem. O trem vintage, que foi construído com fuselagem de alumínio também é mais leve.

Painéis solares curvos personalizados no telhado do trem enviam energia para um conjunto de baterias que substituem um motor diesel. À medida que o trem freia, gera mais eletricidade, como um carro híbrido. Em uma estação de trem, o trem pode ser conectado para tirar mais energia dos painéis solares no telhado. Se há um longo período sem sol o trem também pode se conectar para obter energia renovável a partir da rede local.

Com uma carga total, o trem pode fazer 12 a 15 viagens.

O trem leva 100 passageiros sentados, com espaço para bagagem, bicicletas e pranchas de surfe. Um passeio custa um pouco mais de US $ 2 (três dólares australianos).