Ikea está interessada no mercado de carros autônomos
A Ikea está no meio de uma transformação. Com a introdução de eletrônicos e aparelhos inteligentes e o lançamento de aplicativos de realidade aumentada, a gigante sueca de móveis está se tornando uma empresa de tecnologia.
Agora, ela está pronta para embarcar em outra área de interesse: o transporte. O dia em que veículos totalmente autônomos chegarem as ruas é o dia em que carros não serão mais carros. Eles podem ser qualquer coisa.
Na semana passada, a Ikea anunciou uma mudança para garantir que sua frota seja Emissão Zero. Esta semana, seu laboratório criativo revelou que está olhando ainda mais para o futuro com conceitos de carros autônomos.
Em colaboração com o estúdio de design Foam, a empresa lançou um conjunto de sete conceitos destinados a ajudar as pessoas a pensar sobre como os interiores dos carros podem mudar quando se tornarem autônomos. Há um carro de compras (equipado com produtos da Ikea, é claro), bem como um carro de supermercado e um que pode ser um hotel. Os conceitos em si são relativamente simples no design: todo o minimalismo sueco com linhas curvas e limpas – nenhum futurismo metálico para ser visto.
A ideia de que carros autônomos irão mudar radicalmente o design interno e externo dos veículos, pensar que eles podem oferecer uma gama de novos serviços como coworking ou entretenimento em trânsito, não é novidade. E a Ikea, sem dúvida, vê isso como uma oportunidade de negócio.
Em outras palavras, o futuro do interior de carros em breve será mais parecido com o design dos espaços de convivência do que com qualquer coisa específica para o transporte.
O crescimento da Ikea em áreas fora do mobiliário, combinado com a expansão para mercados mais urbanos com lojas menores, aponta para as tentativas da empresa de atingir novos clientes, como os mais jovens, que preferem comprar online do que dirigir até uma grande loja.
Independentemente de a Ikea estar equipando ou não os interiores de carros autônomos do futuro, há outra possibilidade brilhante: em vez de percorrer todo o caminho até um Ikea gigante distante dos grandes centros, você pode ter um carro cheio de móveis pré-selecionados vindo até você de forma autônoma. Quem não gostaria de ter um showroom pessoal da Ikea sobre rodas?