Pontos de ônibus projetados para atrair abelhas e polinizadores
Há algum tempo, estudos vêm comprovando que populações de abelhas e outros polinizadores não estão apenas diminuindo em abundância, mas também estão se tornando menos saudáveis devido a poluição do ar, o uso de pesticidas e ao aquecimento global.
Pensando nisso, a cidade de Leicester, na Inglaterra, decidiu adotar uma iniciativa para ajudar na recuperação dos polinizadores, instalando Bee Bus Stopes, ou seja: telhados verdes em pontos de ônibus projetados para atrair polinizadores.
Os pontos de ônibus, que foram desenvolvidos em conjunto com a Clear Channel, contam com uma mistura de flores silvestres e plantas Sedum – uma das favoritas entre os insetos polinizadores.
Atualmente, 30 paradas de ônibus estão previstas para serem instaladas na cidade, mas a intenção é converter todos os 479 pontos de ônibus em Bee Bus Stopes, além disso, as paradas serão equipadas com painéis solares e sempre que possível, irão iluminar os arredores.
As Bee Bus Stopes também irão absorver a água da chuva, diminuindo o escoamento e a vegetação não apenas dará vida à paisagem urbana, mas irá ajudará a mitigar o efeito da ilha de calor urbana, absorvendo parte do calor durante os meses de verão e filtrando os poluentes do ar.
Os telhados verdes ou vivos estão em ascensão, sendo incorporados em muitos tipos de empreendimentos e são um componente importante de alguns sistemas passivos de aquecimento e resfriamento.
Como muitas cidades ao redor do mundo, Leicester está trabalhando para se tornar neutra em carbono até 2030 e as Bee Stops são uma parte pequena, mas muito visível deste plano.
A iniciativa também serve de inspiração para cidades, hotéis, empreendimentos e rodoviárias. Os idealizadores do projeto afirmam que a cidade vêm recebendo feedbacks fantásticos de pessoas que estão tão animadas para ver a reforma amigável dos pontos de ônibus tomando forma.