Ponto de Vista – Como será o amanhã para o turismo? Uma análise das propostas
Dá para acreditar que falta menos de um mês para as eleições? O ano voou e parece que foi ontem que publicamos o que desejávamos como legado da Copa. O maior medo era que o futebol influenciasse de alguma maneira o eleitorado, o que não aconteceu, observando as reviravoltas parece até que estamos amadurecendo em relação à obrigação nas urnas.
Um bom governo se faz com planejamento e para começar a analisar as perspectivas, uma sugestão é conferir as propostas de cada candidato. No site do TSE estão disponíveis os relatórios para qualquer eleitor avaliar e decidir seu voto de forma consciente.
Fizemos isso para tentar descobrir como será o amanhã para o turismo e nada surpreendeu. Um mundo ideal é descrito em que se falam muitos “o que” e poucos “como” e “quando”.
O documento da candidata Dilma é o mais sucinto e usa como argumento o que já foi feito em 12 anos. A palavra “turismo” aparece apenas uma vez para comentar os investimentos da “Copa das Copas”, já os planos para o esporte estão muito bem descritos. Fica aquela impressão de que se diz o que o povo quer ouvir (p. 23).
Como é de se esperar, as propostas de Marina para o turismo têm uma abordagem sustentável e o principal discurso é sobre reestruturar e fortalecer a atividade turística de dentro para fora: “fazendo dos agentes locais os atores privilegiados e responsáveis pelo desenvolvimento local, territorial e regional da atividade turística” (p.31). Muito interessante na teoria e possível na prática, basta saber quais são as estratégias para se chegar lá.
O candidato Aécio apresenta diretrizes pouco inovadoras, mas bem descritas. O que mais chamou a atenção foi “fomento à realização de pesquisas estatísticas, que produzam informações consistentes, para embasar as políticas públicas e os investimentos privados com foco na nossa diversidade cultural e no fomento do turismo sustentável.” Mais uma vez, perfeito na teoria e se concretizado, poderemos ver bons resultados (p. 47).
Esta é só uma parte do que propõem os candidatos, abaixo colocamos os links dos das propostas dos 3 mais cotados segundo as pesquisas. Aproveite para ler as diretrizes em outros segmentos e analise se há consistência no discurso. Vote consciente, só se pode cobrar o que foi combinado.
Não podemos ter certeza de nada, mas sabemos o que queremos independente do resultado: ver o Brasil sendo gerido com mais estratégia, nossa política precisa de menos politicagem e mais planejamento!