Parque envia lixo de volta para os campistas que o poluíram
Alguns campistas do Parque Nacional Khao Yai, localizado na Tailândia, estão sendo lembrados do seu mal comportamento durante sua passagem pela reserva natural, que foi elegida como um Patrimônio Mundial da UNESCO.
O governo local em parceria com o Parque Nacional decidiu empacotar o lixo que alguns campistas deixaram para trás e enviaram de volta para eles – para enfatizar a importância de não jogar lixo no ambiente natural.
Os funcionários do parque rastrearam os campistas que deixaram seu lixo no parque utilizando formulários de aluguel de equipamentos de acampamento. O lixo, que incluía entre os itens garrafas plásticas de bebidas, frascos de remédios e sacos de batatas fritas, foi enviado de volta aos campistas com um bilhete: “Você esqueceu alguns de seus pertences no Parque Nacional Khao Yai.”
A mudança foi liderada pelo Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, que lembrou as pessoas, em um post no Facebook, de levarem o lixo com elas na partida, especialmente por conta do impacto que os alimentos podem causar aos animais que vivem na reserva natural, além disso, jogar lixo no Parque Nacional é considerado um crime, de acordo com as normas locais.
A diretora de turismo da Tailândia, Charinya Kiatlapnachai, aplaudiu a ação e o compromisso do Ministro e do Parque com a natureza. A diretora também acrescentou que durante os primeiros meses da pandemia os parques nacionais e a vida selvagem da Tailândia tiveram tempo de se recuperar dos resultados prejudiciais do turismo e este gesto tem a melhor das intenções para garantir que todos façam sua parte para ajudar o país a permanecer limpo, seguro e bonito.
Através da ação do Parque percebemos que não só marcas precisam se posicionar frente a algumas atitudes, mas atrativos também. A missão em preservar a natureza e o planeta em que vivemos é de todos.