Confira os destaques do Fórum Tutano 2020
A terceira edição do Fórum Tutano aconteceu nos dias 22 e 23 de Setembro, de forma híbrida, devido à pandemia. Tivemos o prazer de participar e hoje, contaremos todos os detalhes de um dos eventos mais delícia deste país!
Apenas explicando um pouco, o Fórum Tutano é um evento de gastronomia e turismo, onde acontecem diversas trocas (e muita inspiração) entre empresários, chefs, especialistas, estudantes de gastronomia, gente que produz e trabalha, de alguma forma, com comida.
O evento foi apresentado por Beto Madalosso e foi dividido entre rodadas de negócios, 6 painéis recheados de muito conteúdo interessante e uma conversa muito especial, que fechou o evento com chave de ouro! Agora, sem mais explicações, vem conferir o que rolou em cada painel:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 1: Terra à vista – Produtos e Produtores, com a participação de Rodrigo Bellora, Karina David, Alvir Longhi e Revecca Tapie.
O primeiro painel do evento abordou temas sobre como a biologia e a biodiversidade estão intimamente ligadas à gastronomia e como consumidores financiam além de estabelecimentos, os sonhos de seus idealizadores e produtores, através de suas escolhas. Além disso, a natureza foi muito lembrada ao longo do painel. É preciso ressaltar que fazemos parte dessa natureza, o que é diferente de apenas explorá-la, pois assim, estaremos criando uma realidade em que continuaremos existindo na vida do nosso planeta! A cadeia produtiva, do campo à mesa, também teve protagonismo ao longo da conversa, mostrando que uma mudança positiva acontece quando todas as partes envolvidas têm o mesmo objetivo, e que incentivar produtores não tem ligação apenas com um estilo de vida mais saudável, mas sim, com o apoio de famílias, jovens e a sociobiodiversidade. As feiras foram bastante citadas como espaços de experiências e aprendizado, aqui, queremos te fazer um desafio: Que tal começar a frequentar as feiras da sua cidade e conhecer os produtores locais da sua região? Através dessa ação, estaremos contribuindo com o sonho de alguém e com um sistema mais sustentável para o planeta em que vivemos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 2: Capitães do mar – Conceito e Gestão de Restaurantes, com a participação de Edrey Momo, Patrícia Lion, Ricardo Garrido e Raphael Despirite.
Ao longo do segundo painel, pudemos ouvir um pouco sobre as reinvenções que a pandemia causou no setor, em relação a gestão de negócios. Realmente, muitas empresas tiveram seus planejamentos virados de ponta cabeça, mas ao longo da conversa, pudemos compreender que a gastronomia é apenas o fio condutor e quem realmente impacta os consumidores são as experiências especiais. É preciso relembrar que a gastronomia pode ser vista de infinitas maneiras, além disso, o fator humano e o papel transformador do gestor também se destacaram como itens importantes para a retomada. O empreendedorismo foi citado ao longo da conversa e comparado a um jogo, onde o importante é continuar jogando e aprender com todas as situações que se mostrarem presentes. É preciso dar espaço a vulnerabilidades e assumir os erros, e acima de tudo, tirar uma lição deles! E, por fim, um dos aprendizados que a pandemia trouxe aos painelistas é de que o restaurante pode ser muito mais que um espaço físico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 3: Timoneiras e Timoneiros – Chefs e a Cozinha Pós-Pandêmica, com João Ferraz, Manu Buffara, Ignácio Mattos e Miguel Azevedo.
O terceiro painel do Fórum Tutano contou com presenças internacionais, e com isso, uma visão global da pandemia. De acordo com os painelistas, o momento em que vivemos proporcionou reinvenções e novas conexões com as comunidades nas quais vivem, conectando-os ainda mais com pessoas! É claro que não foi fácil para ninguém fechar as portas em meio a um período incerto, e muitos citaram que o lado emocional teve grande impacto, além da grande fragilidade do setor ao ter que adaptar rapidamente seus serviços ao delivery, o que não foi fácil para alguns. Em contrapartida, a criatividade se fez presente no momento em que os chefs utilizaram seus produtos para cozinhar para profissionais da saúde e até mesmo, realizar a ponte de venda dos alimentos produzidos por produtores locais para os clientes de seus restaurantes. Se teve algo que ficou claro ao longo do painel, foi de que o papel dos chefs não é apenas servir comida ou criar pratos incríveis, mas sim, causar um grande impacto positivo no ecossistema local. A conexão foi fundamental ao longo dos meses mais graves da pandemia e transformou os chefs em disseminadores de informações às comunidades. Por fim, um desejo de todos os painelistas é de que cada vez mais, viver melhor esteja entre um dos principais valores da sociedade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 4: Show no convés – Marinheiros de Serviço e Salão, com Carolina Oda, Mônica Mortara, Jorge Mariano e Gabriella Bueno.
O painel sobre serviço e salão deixou claro que cuidar de pessoas muda tudo, desde a liderança até o cliente! Quem ganhou destaque ao longo das falas foram a abordagem humana e a diversidade. Falando um pouco sobre a hospitalidade, todos os convidados concordaram que é impossível resolver problemas de hospitalidade externa quando a hospitalidade interna não vai bem. É preciso que exista um vínculo positivo entre a equipe (que inclui a liderança!), afinal de contas, do que adianta tanta técnica e estudo se as pessoas não conseguirem transmiti-la ao cliente? Aqui, novamente, percebemos que a equipe ganha o papel de educadora, lembra que falamos disso ainda a pouco no resumo de outros painéis?
E algo já se mostra bem claro, mas que é importante destacar em todos os momentos possíveis, é o fator da diversidade, lembrando a conhecida frase: diversidade não é só convidar para a festa, é chamar para dançar! A inclusão tem um papel nobre em todos os negócios atualmente, não apenas na gastronomia, o que nos trás o insight de que o assunto deve ser cada vez mais destrinchado e explorado por gestores e equipes. O aprendizado sobre termos e formas de receber bem a tod@s é fundamental!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 5: Mensagem na garrafa – Ingredientes e Bebidas Brasileiras, com Néli Pereira, Marcella Sobral, Felipe Januzzi e Agenor Maccari Jr.
Uma coisa é certa: o bar é um espaço de trocas e as garrafas são excelentes contadoras de histórias! Quem também se inclui na categoria contadores de histórias, são os produtores e os consumidores são ouvintes sedentos por informação. Ao longo do quinto painel do Fórum, pudemos notar a importância de falar sobre Brasil ao consumidor, para que o próprio brasileiro possa reconhecer os elementos de sua terra no copo! O processo pode ser um pouco lento, afinal de contas, modificar hábitos de consumo leva tempo, mas é preciso ser otimista, um pouco ativista e também, uma pessoa com ouvidos e paladares dispostos a ouvir uma boa história e provar novos sabores. É preciso cuidar mais do nosso jardim e pensar em pequenos atos que nos façam valorizar mais o ingrediente local. Talvez, uma das grandes lições da pandemia seja justamente essa: valorizar mais o que é local!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel 6: Farol de tendências – Comportamento do Consumidor, com Carolina Haro, Melissa Oliveira, Rafael Peccin e Jonatas Moreira.
Em um dos nossos assuntos favoritos, sem dúvidas, estaríamos presentes! Ao longo do sexto painel do Fórum Tutano, pudemos conversar mais sobre tendências e o que observamos no comportamento do consumidor ao longo do período turbulento em que vivemos. As tendências fazem parte de qualquer negócio, quando falamos de tendências, falamos de educação, de buscar o novo, de escutar mais as pessoas e fazer conexões! Foi possível notar que os participantes falaram muito sobre a busca do turista pelo contato humano, mesmo em meio a pandemia. Os viajantes, assim como todas as pessoas, estão sentindo falta de uma boa conversa e do fator humano em si. Também conversamos sobre a importância do produtor local e como podemos apoiar causas e pessoas ao escolher onde investimos nosso dinheiro, seja em uma hospedagem, em um jantar ou até mesmo onde compramos os itens básicos de casa, por isso, a relação saudável com o produtor se mostra importante mais uma vez! Entre o que fica e o que muda no comportamento do consumidor, podemos destacar: o momento de reconexão consigo mesmo, o aumento da solidariedade e a evolução sem freios da tecnologia. É importante destacar que mesmo com diversas mudanças acontecendo, existem pessoas que irão mudar seus hábitos após a pandemia, outras que continuarão vivendo como sempre, e aqui, ressaltamos que as mudanças na vida real se apresentarão de forma tênue. É preciso ser radical em solidariedade e empatia e lembrar que se cada pessoa cuidar de suas ações individuais, causaremos um grande impacto, seja na área em que for. Como resumiu muito bem Beto Madalosso: a tendência é consciência!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
. Painel Especial com Rodrigo Oliveira e Adriana Salay do Restaurante Mocotó (SP).
E por último, mas não menos especial: tivemos o prazer de conversar com os idealizadores do Restaurante Mocotó (SP), que fizeram e continuam fazendo um belo trabalho em sua comunidade. O Mocotó já era um restaurante bem conhecido na cidade de São Paulo por conta de algumas premiações, mas ao longo da pandemia, se destacou por servir diariamente refeições para pessoas mais necessitadas. Mas o projeto não para por aí, Rodrigo e Adriana fazem um trabalho impecável com a comunidade local através do Quebrada Alimentada e empregando apenas moradores do próprio bairro, proporcionando um salário acima da média para a região e educação de qualidade para seu time, expandindo assim, o horizonte de expectativas dessas pessoas, segundo uma colaboradora. Ao fim, ambos destacaram que comer bem é um direito de todos e que o espaço de um restaurante deve realizar exatamente isso: restaurar! Fazer com que as pessoas saiam do ambiente melhor do que entraram.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foram dois dias imersos em um conteúdo rico e abrindo o coração: emocionante! Lembrando que todo o conteúdo do evento ficará disponível por 30 dias para os inscritos no Fórum Tutano. Confira mais detalhes aqui.