Bar em usina de lixo traz consciência sobre a cultura dos descartáveis
O Gomi Pit Bar é uma instalação temporária no Musashino Clean Center, uma nova unidade de gerenciamento de resíduos localizada no oeste de Tóquio.
O bar pop-up sinaliza uma poderosa tendência para experiências ecológicas: onde a mudança de comportamento acontece em momentos de conscientização sobre um tema fora do comum, gerando insegurança e instabilidade nos consumidores.
Em dezembro, 20 pessoas foram selecionadas por sorteio para aproveitar a experiência de degustar coquetéis exclusivos, feitos com cogumelos embebidos em mel ou ervas colhidas localmente, enquanto observavam o lixo da cidade sendo preparado para incineração. Muitos consumidores asiáticos estão acostumados com a cultura descartável, resultando em uma enorme quantidade de resíduos na região: 60% de todos os resíduos de plástico nos oceanos vêm de apenas 6 países da Ásia.
No Poço do Lixo (tradução de Gomi Pit), os drinks são apenas uma maneira de chamar a atenção para que os visitantes façam um tour pelas instalações para entender mais sobre o processo de gerenciamento de resíduos e seus impactos no meio ambiente. Fazer com que as pessoas bebam coquetéis enquanto aprendem sobre o impacto de seus próprios resíduos torna a experiência muito positiva.
O encontro é uma ocasião para acompanhar a jornada do lixo, uma vez que chegam ao Musashino Clean Center e são classificados antes de serem reciclados ou incinerados. A instalação processa 100 toneladas de lixo por dia e cria 100 kg de cinzas que podem ser usadas na produção de cimento e na fabricação de telhas.
Situado em torno de um grande guindaste que é usado para transportar resíduos, o Gomi receberá uma nova turma de sorteados no dia 2 de fevereiro. Além da visita e dos coquetéis, o bar oferece uma série de aperitivos para apreciar com vista para o poço de lixo.