Gastronomia

Padaria finlandesa lança massa de pão feita com grilos


Você está lendo: Padaria finlandesa lança massa de pão feita com grilos

Uma padaria em Helsinki, a Fazer, criou um pão feito de farinha de grilos secos. A massa contém mais proteína que a de trigo normal e vem com uma média de 70 grilos por pão. Custa 3,99 euros, em comparação com 2 a 3 euros para um pão de trigo regular.

Ele oferece aos consumidores uma boa fonte de proteína e também dá uma maneira fácil de se familiarizar com alimentos à base de insetos. A demanda por encontrar mais fontes de alimento e o desejo de tratar os animais com mais humanidade aumentaram o interesse em usar insetos como fonte de proteína em vários países ocidentais.

Em novembro de 2017, a Finlândia se juntou a outros cinco países europeus – Grã-Bretanha, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Dinamarca – ao permitir que os insetos fossem criados e comercializados para uso alimentar.

Devido a uma oferta limitada de grilos, o pão com a farinha especial inicialmente só será vendido em 11 lojas da Fazer, mas a empresa planeja oferecê-la em todas as suas 47 lojas até o final ano.

A ingestão de insetos, ou entomofagia, é comum em grande parte do mundo. As Nações Unidas estimaram no ano passado que pelo menos 2 bilhões de pessoas comem insetos e mais de 1.900 espécies foram usadas para alimentação.

Nos países ocidentais, os insetos comestíveis estão ganhando força em nichos de mercado, particularmente entre aqueles que procuram uma dieta isenta de glúten ou que desejam proteger o meio ambiente, porque os insetos agrícolas usam menos terra, água e alimentos do que a criação de animais.