Os sensores LiDAR que ajudam a combater o overtourism na Alemanha
O overtourism não é um problema exclusivo de Veneza e Barcelona. As áreas costeiras alemãs também estão enfrentando este fator e para distribuir melhor os visitantes em diferentes locais ao longo da costa do Mar do Norte, a organização de marketing “Die Nordsee GmbH” decidiu utilizar sensores como forma propor uma solução.
A tecnologia de sensor é usada para contar os visitantes da praia anonimamente e visualizar as taxas de ocupação nos pontos turísticos. Assim, os visitantes podem obter informações antes de fazer uma viagem e, se necessário, escolher um destino alternativo com menor volume de visitantes.
A missão do projeto é entregar dados digitais na forma de informações de ocupação atualizadas dos locais para os visitantes, estes, por sua vez, recebem uma oferta única de serviços inovadores e podem desfrutar de suas férias sem preocupações.
O objetivo do projeto é equalizar os pontos turísticos e neutralizar as deficiências induzidas pela pandemia. Ao distribuir o fluxo de visitantes, os espaços de lazer – incluindo os do interior – devem ser mais conhecidos e mais visitados.
A organização de marketing local se concentrou em alguns pontos, entre eles: um registro de visitantes em tempo real em conformidade com a proteção de dados, a resistência do sistema às intempéries e uma grande área de registro.
A questão da privacidade dos dados é particularmente importante, pois o sistema de sensores será usado em espaços públicos, como estacionamentos ou calçadões. É essencial que as informações capturadas não armazenem quaisquer dados pessoais.