A tecnologia atuando na reconstrução de locais históricos perdidos durante as guerras
Um projeto chamado “Rebuilt From Memories” está reconstruindo digitalmente locais históricos da cidade de Aleppo, que foram prejudicados por contas de conflitos armados na região.
Através de uma combinação de imagens de satélite, envios de crowdsourcing e rastreamento de dados em profundidade nas postagens do Instagram, o Rebuilt From Memories está criando versões virtuais de cada local e edifício – isso permite que as estruturas históricas da Mesquita Omíada, o Souk al-Saqatiya e a Cidadela de Aleppo permaneçam vivas através da memória coletiva da sociedade.
O objetivo do projeto é preservar a história digitalmente e fazer com que o maior número de pessoas possível possa experimentar a beleza dos locais destruídos, cada reconstrução está disponível como uma experiência virtual e móvel.
As reconstruções digitais fornecem aos visitantes uma exploração imersiva da história que foi perdida e ajuda a preservar o patrimônio de uma comunidade, de certa forma. A cada novo projeto, a equipe solicita e monitora as fotos enviadas por meio de hashtags.
As experiências digitais de viagem estão se tornando cada vez mais populares e têm feito com que o acesso a locais antes inacessíveis ou até mesmo inexistentes, aconteça! Além de – claro – oferecer experiências que antes eram praticamente impossíveis aos turistas.