Os novos termos para as viagens de bem-estar
A cada ano novas expressões e palavras surgem para definir novos mercados para o turismo. Assim surgiu o estilo glamping – da junção de glamour+camping, o poshtel – posh+hostel (algo como um hostel elegante), e bleisure (business+leisure) com uma viagem combinada de negócios e lazer.
Como tendência, novos termos já começam a aparecem, graças em grande parte ao boom de viagens de bem-estar que, de acordo com o relatório de 2018 do Global Wellness Institute, está crescendo duas vezes mais rápido que o turismo geral e agora vale US $ 639 bilhões globalmente.
Entre os novos mercados, já é possível identificar as “painmoons”. As viagens emergências para cuidar da mente e do espírito são procuradas por aqueles que precisam de férias emocionalmente curativas, após ou durante uma fase difícil. Como este resort na Tailândia, que tem pacotes especiais para o equilíbrio emocional.
Outra nova onda é o “zen-do”, que nada mais é do que um final de semana de festa de despedida de solteira com as amigas. Porém, recheada de mimos para o corpo e a mente, além de muita meditação e yoga (esqueça a música alta, o álcool e os go-go boys). Tem até uma clínica na Espanha que criou um residencial wellness, com supercasas que estimulam os sentidos e melhoram o estado geral da saúde.
E para finalizar, acostume-se com a “mumcation”, que, levando ao pé da letra, é tirar férias dos filhos. E enquanto você está curtindo algum tempo livre, os avós podem se relacionar com seus netos em um “skipgen” – que significa que os avós escolhem os netos como seus companheiros de viagem e deixam a mãe e/ou o pai de férias dos filhos. Se você for solteira, pode aproveitar e dedicar alguns dias numa ilha apenas para mulheres, neste resort proibido para homens.