O luxo das pequenas acomodações rurais dos EUA
As cidades secundárias, sem grandes multidões, são cada mais procuradas por viajantes de todas as partes que querem fugir do over-turismo. Mas, algumas regiões mais afastadas ainda permanecem, em grande parte, não descobertas pelos turistas mais sofisticados, em parte, devido à falta de acomodações de qualidade.
Mas, graças ao recente fenômeno entre os turistas mais exigentes, até mesmo áreas mais remotas podem atrair visitantes que procuram algo diferente. Já foi o tempo em que luxo era sinônimo de ostentação. Hoje, os consumidores mais abastados estão menos preocupados com o brilho e o glamour, e mais preocupados em voltar ao básico, ainda que com um estilo de alta qualidade.
Por isso, o conceito de pequenas férias está decolando entre os viajantes de alto nível. Um dos principais exemplos do fenômeno está no noroeste de Wisconsin, nos EUA, o único Relais & Chateaux no Centro-Oeste.
Lá é possível optar por ficar em chalés, na pousada ou em pequenas casas de campo. Há também algumas pequenas casas sobre rodas, como motorhomes, mas com design todo especial. Elas possuem menos de 40 m², são chamadas de Canoe Bay ESCAPE Village e projetadas para atender à crescente demanda por acomodações mais simples. Cada pequena casa (24 a 38 m²) oferece um plano aberto com grandes janelas, cama confortável, uma cozinha de luxo e banheiro. Estão disponíveis para locação de curto e longo prazo e para compra.
Outro exemplo da sensação ocorre nas montanhas de Catskills, em Nova York. A Tiny House Resort possui nove pequenas casas de luxo. O local tem grande apelo para os millennials que querem experimentar o conceito de viver com menos.
Outras amenidades incluem uma piscina aquecida, uma tenda de bem-estar com uma banheira de imersão e uma mini fazenda com galinhas, patos e cabras em miniatura – é até possível fazer yoga junto aos animais. Os hóspedes podem optar por cozinhar em casa ou jantar em cidades próximas. As únicas opções de comida no local é uma pequena loja com itens básicos e o galinheiro, onde os hóspedes podem pegar ovos frescos.