Clayoquot Wilderness Resort: o hotel boutique mais sustentável do mundo
O que está por trás deste singular acampamento no meio do nada é bastante atraente. Apesar de não ter nenhuma experiência de hospitalidade, John Caton e sua esposa Adele, propuseram o grande e improvável plano de criar um destino selvagem na costa do Pacífico da Ilha de Vancouver. Cerca de 20 anos depois, John e Adele são os principais embaixadores do resort e transformaram o destino em um local único para as férias.
E, sim, pode chamá-lo de glamping. As 27 tendas luxuosas têm camas macias, lareiras aquecidas (necessários até nas noites de verão), tapetes orientais e outras sutilezas. A maioria tem banheiros completos – com piso aquecido e chuveiros ao ar livre.
As diárias começam em cerca de US$ 3.650, por pessoa, por duas noites em uma barraca simples, na baixa temporada, e incluem todas as refeições e lanches com bebidas (incluindo vinho), licenças para pesca, aulas diárias de ioga, massagem e muito mais.
Mas os hóspedes passam muito pouco tempo nelas, deixando os proprietários e sua equipe ocupados com as diversas atividades: observação de baleias e ursos, pesca, reconhecimento de pássaros, caminhadas, cavalgadas, mountain bike, voo de helicóptero, e até uma tirolesa. Mas o melhor acontece ao redor das lareiras externas e dos sofás de veludo, quando os hóspedes socializam bebericando drinks. Uma excelente trilha sonora está em todos os ambientes.
Ele foi premiado como o “hotel boutique mais sustentável do mundo” em uma cerimônia em Londres, na semana passada, durante a oitava edição do evento Boutique Hotel Awards.
Por causa do local onde está, só é possível chagar no Clayoquot Wilderness Resort de hidroavião. Ele é como uma eco aldeia, combinando responsabilidade ambiental com uma política de recursos humanos admirável.
Boa parte de seus lucros são investidos no meio ambiente. Construído com materiais locais, fornece também uma casa para as pessoas que trabalham no local, eliminando assim o deslocamento diário. O recrutamento de membros da população nativa indígena é uma prioridade e seu artesanato é exibido na loja da propriedade. A biodiversidade foi preservada através da extensa restauração de riachos de desova, um esforço que permitiu que o salmão selvagem retornasse em massa para repovoar os rios vizinhos. Eles também realizam ações extensas, como a recuperação de mais de 40 quilômetros de costa e a remoção de 50.000 kg de plástico oceânico e detritos marinhos das margens da Ilha de Vancouver.