Viagens

Londres sem carros até 2030


Você está lendo: Londres sem carros até 2030

A ideia de Londres sem carros particulares irá suscitar reações diferentes de pessoas diferentes. A proposta radical é uma resposta direta à atual emergência climática. Os níveis de poluição em Londres estão acima dos limites seguros em 40% dos locais monitorados, e os carros são um dos principais culpados.

O smog (fenômeno caracterizado pela formação de uma espécie de neblina composta por poluição, vapor de água e outros compostos químicos) tem efeitos adversos para a saúde e deve ser um incentivo suficiente para repensar o uso de carros movidos a combustível fóssil produzido a partir do petróleo.

O consenso científico é claro: se quisermos limitar o aquecimento global a níveis toleráveis, as emissões globais de dióxido de carbono precisam ser reduzidas pela metade até 2030. Essa não é uma opinião em debate, é um fato científico difícil. Para alcançar este objetivo, os governos e o público precisam tomar as medidas necessárias antes do final de 2020.

Infelizmente, não estamos falando apenas de canudos e sacos de plástico. Enfrentamos um enorme desafio que irá esticar a imaginação do que é possível fazer para mudar comportamentos mundiais de consumo.

A rápida construção das redes de caminhada e ciclismo e o transporte de ônibus gratuito e onipresente foram as primeiras medidas que abriram a bem-sucedida transição da cidade para longe da dominação dos carros. Além disso, ônibus e táxis de Londres estão sendo gradualmente substituídos por modelos elétricos e um sistema de bondes elétricos está sendo desenvolvido para a cidade. Muitos aplicativos poderosos já existem para facilitar aos londrinos planejar suas viagens através de diferentes serviços.

Com isso, os estacionamentos seriam transformados em parques, e uma rede estratégica de caminhada deve abranger toda a cidade, conectando os centros urbanos de Londres por seus espaços verdes, com largos calçadões repletos de árvores e bancos e fontes de água.

Tornar Londres livre de carros não é simplesmente um projeto de infraestrutura – iria atrapalhar e transformar toda a sociedade, e todos terão que fazer sacrifícios pelo bem maior de um ambiente mais saudável.